Esfoliação corporal: conheça os benefícios da técnica e aprenda como fazer!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 7 de setembro de 2021 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A esfoliação é um passo importante na rotina de cuidados com a pele e não se restringe ao rosto. A técnica é uma importante aliada para a produção de colágeno

esfoliação corporal

Esfoliação corporal ajuda na produção de colágeno e a combater a celulite

 

A esfoliação é um passo importante na rotina de cuidados com a pele e não se restringe ao rosto, pode ser feita em todo o corpo e é ideal para quem quer se livrar das células mortas e estimular a produção de colágeno.

Segundo os especialistas, a prática vai além da superfície e pode proporcionar relaxamento e equilíbrio para mente, corpo e alma.



“Diferente do rosto, a pele do corpo pode tolerar esfoliantes mais fortes e maior porcentagem de produto sem ficar irritada ou inflamada”, diz a dermatologista Purvisha Patel para o “Yahoo Life”.

De acordo com ela, existem dois tipos principais de esfoliação corporal: física e química, e é preciso se atentar em como utilizá-las corretamente.

A esfoliação física deve ser realizada duas vezes por semana e utilizar elementos como pó de café, sal, pedra-pomes, microesferas esfoliantes, esponjas e buchas vegetal.

“Além de ajudar a eliminar as células mortas, também ajuda a reduzir o aparecimento de celulite e desintoxicar seu corpo, auxiliando na drenagem linfática. Certifique-se de lavar bem os instrumentos esfoliantes após cada uso”, explica a especialista Asti Yogi ao “Yahoo Life”.

Já a esfoliação química é feita através de ácidos ou produtos químicos que eliminam a pele morta através da descamação da derme.

“Ingredientes como ácido salicílico, ácidos alfa hidroxila e bakuchiol são capazes de esfoliar e desobstruir os poros. Enquanto os derivados da vitamina A, como retinol ou tretinoína, reduzem as glândulas sebáceas. Um bom produto, além de esfoliar, fará a limpeza sem comprometer o pH natural da pele, que é a nossa grande barreira de proteção”, explica Patel.

Os cuidados podem ser feitos em um spa ou em casa. Para a rotina caseira, a especialista Kate Broadhurst, recomenda combinar meia xícara de açúcar mascavo, meia xícara de café moído e algumas gotas de seu óleo vegetal favorito, até se tornar uma pasta.

Após preparar a mistura, inicie o processo de esfoliação com a pele úmida e massageei por todo o corpo, em seguida enxague no banho e finalize com um hidratante.