Entenda por que alguns cães não vão com a cara de determinadas pessoas

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 6 de agosto de 2022 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cientistas estudaram os cães com mais intensidade e obtiveram mais informações sobre como os cães coletam informações para determinar quando alguém é digno de rosnar

Cientistas explicam cada vez mais o comportamento dos cães – foto Freepik

 

Os cães às vezes não gostam de certas pessoas, e seus donos não conseguem explicar o porquê.

Felizmente, os cientistas estão aprendendo cada vez mais sobre o comportamento e a cognição dos cães.

Desde 2005, os cientistas estudaram os cães com mais intensidade e obtiveram mais informações sobre como os cães coletam informações para determinar quando alguém é digno de rosnar. Confira o que eles descobriram!

Olfato apurado

O olfato de um cão é muito mais apurado que o dos humanos. Enquanto os humanos têm cerca de cinco a seis milhões de receptores olfativos, os cães têm 220 milhões, com algumas raças chegando a ter até 300 milhões.

Os cães podem detectar cheiros que os humanos não percebem até que estejam 50 vezes mais concentrados.

Em alguns casos, um cheiro precisa ser concentrado 100 vezes antes que um humano possa detectá-lo da mesma forma que um cachorro.

Estudos usando ressonância magnética (IRM) identificaram que os cães não têm um lobo frontal grande como os humanos. Em vez disso, eles têm um enorme bulbo olfativo que ocupa 10% de seus cérebros.

Como o olfato de um cão é de 10 mil a 100 mil vezes melhor que o nosso, os cães podem não apenas cheirar coisas que os humanos não conseguem registrar, mas também dão mais significado aos cheiros que cheiram.

Enquanto os humanos tendem a perceber cheiros bons ou ruins, os cães coletam e armazenam informações sobre todos os tipos de odores e, em alguns casos, os odores criam uma associação para os cães.

No livro The Other End of the Leash, a especialista em comportamento animal Patricia McConnell descreveu um cão com quem trabalhava que recebia alguns visitantes alegremente, mas mordia outros.

Ela entrevistou os clientes para determinar o que as vítimas da mordida tinham em comum.

Patricia não viu nenhum padrão em termos de não gostar de pessoas específicas (ou seja, medo de homens altos), mas percebeu uma semelhança no cheiro entre as vítimas da mordida.

Todos haviam comido pizza antes de visitar a casa, e o cachorro ainda podia sentir o cheiro horas depois.

Quando filhote, um entregador de pizza chutou o cachorro, o que fez uma forte associação com cheiro de pizza e perigo.

O cachorro entrou em modo de defesa e atacou a pessoa. Saber sobre a associação permitiu que ela recondicionasse o cão para associar cheiros de pizza não a chutes, mas a coisas boas, como uma guloseima saborosa.

Cheirando emoções

Sentir cheiros fracos e formar associações é uma das maneiras pelas quais os cães podem não gostar de uma pessoa.

Pesquisas também mostram que os cães podem cheirar diferentes emoções humanas por meio de alterações nos quimiossinais, como adrenalina, suor e odor corporal e, quando se trata de seus humanos, eles podem determinar se o medo produziu suor.

Em um estudo de 2018 publicado na revista científica Animal Cognition, pesquisadores coletaram suor de donos de animais de estimação enquanto assistiam a filmes de comédia ou terror.

Eles atribuíram aleatoriamente a exposição dos cães (todos Labradores ou Golden Retrievers) aos cheiros de medo, felicidade ou um controle que não tinha um quimiossinal associado.

Como resultado, os pesquisadores descobriram que os cães expostos ao cheiro do medo estavam mais focados em seus donos e mais propensos a mostrar uma resposta ao estresse.

Outros estudos descobriram que os cães têm a capacidade de sentir mudanças vistas em uma resposta de luta ou fuga, incluindo mudanças nas expressões faciais, bem como nos gestos.

Além disso, cientistas também descobriram que cães de serviço podem ajudar veteranos com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Os cães podem proporcionar uma distração depois de sentirem as pequenas mudanças que seu humano exibe quando experimenta pensamentos intrusivos.

*Informações O Pet é Pop


+ Pets