Entenda como o tabagismo afeta a pele, os cabelos e o sistema vascular

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 4 de setembro de 2021 às 10:30
  • Modificado em 8 de setembro de 2021 às 16:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cigarro contribui para o envelhecimento precoce da pele, perda de colágeno e deixa os fios dos cabelos opacos e sem vida, entre outros problemas

cigarro

Problemas causados pelo tabagismo são os mais variados, da saúde à beleza

 

Há muito tempo os médicos já sabem dos danos que o hábito de fumar causa à nossa saúde.

Pelo menos 50 enfermidades estão relacionadas ao tabagismo, e os problemas vão desde os mais variados tipos de câncer, passando por doenças sérias no aparelho respiratório, problemas cardiovasculares, disfunções no sistema digestivo, impotência sexual e infertilidade.



Além das doenças graves, o cigarro também prejudica a aparência.

Ele contribui para o envelhecimento precoce da pele, perda de colágeno e deixa os fios dos cabelos opacos e sem vida, entre outros problemas.

Por isso, dermatologistas e especialistas em saúde e bem-estar fazem um alerta: o melhor é tentar parar de fumar e abandonar o vício.

Como recuperar a pele

O médico dermatologista e especialista em tratamentos com tecnologia a laser, Dr. Fernando Macedo, da Human Clinic, em São Paulo, explica que o cigarro possui uma série de substâncias que provocam a produção de radicais livres que vão envelhecer a pele e o bom funcionamento dela.

“A pele de um fumante vai ficando irregular, principalmente, pela perda de colágeno e fibras elásticas. Aparecem rugas e linhas de expressão em todo o rosto, em especial ao redor dos olhos e da boca. A coloração opaca e acinzentada é tradicional da pele de quem fuma, e os poros vão ficando mais dilatados e, eventualmente, com cravos muito evidentes”.

Segundo o especialista, para recuperar e cuidar da pele do rosto de quem fumou por muito tempo, a primeira coisa é iniciar um tratamento clínico com substâncias de rejuvenescimento como o ácido retinoico e a vitamina C.

“Mas os procedimentos que têm um melhor resultado são feitos por meio de lasers que promovem o aumento do colágeno e das fibras elásticas da pele de dentro para fora, melhorando consideravelmente os sinais de envelhecimento provocado pelo fumo”, explica o médico.

Tanto homens, quanto mulheres apresentam problemas na pele devido ao tabagismo, não há uma diferença nessa parte.

“Isso depende basicamente da genética de cada um e de quanto tempo a pessoa fumou ao longo da vida, qual a quantidade dessas substâncias tóxicas do cigarro no organismo, que causam os radicais livres. Tem de se levar em conta quantos cigarros a pessoa fumava por dia e por quanto tempo durou esse vício”.

“O que acontece é que as mulheres se preocupam mais com a aparência, então, tendem a ficarem mais atentas a essa questão quando o dermatologista explica que elas estão envelhecendo mais por causa do cigarro”, analisa o médico dermatologista.

Como o tabagismo afeta os seus cabelos

E se a pele sofre muito com o tabagismo, os cabelos também são outra parte do corpo que se tornam profundamente frágeis.

De acordo com a médica tricologista, Dra. Luciana Passoni, também da Human Clinic, o fumo pode provocar a queda acentuada dos cabelos.

“Ao longo dos anos, as substâncias tóxicas do cigarro, como a nicotina, enfraquecem as mechas e levam a uma degeneração dos folículos capilares que abastecem as extremidades do corpo, como no caso do couro cabeludo”.

“O fluxo sanguíneo é prejudicado pelo acúmulo de nicotina que se aloja nas paredes das veias, reduzindo a circulação. O fumo impede que nutrientes importantes cheguem até a raiz”, explica a médica tricologista.

Ela ressalta, ainda, que a temperatura do cigarro também contribui para o envelhecimento precoce dos fios, deixando o cabelo com aspecto opaco, ressecado e favorecendo o surgimento de pontas duplas.

“Por mais que o fumante ativo cuide dos fios, eles nunca terão o mesmo brilho e a mesma força de um cabelo de um não fumante. O cigarro pode causar, ainda, caspa e acelerar a perda de melanina, fazendo com que os cabelos brancos apareçam mais cedo. Além disso, a nicotina pode gerar um aspecto amarelado nos fios mais claros, loiros ou brancos”, pontua a especialista.

Apesar de todos os incontáveis problemas provocados pelo cigarro, e diferentemente do que muitas vezes acontece com o organismo, os danos aos cabelos são reversíveis.

Largar o vício do fumo e apostar em uma dieta balanceada é o passo inicial para ter um cabelo saudável e cheio de vida. Isso porque o crescimento dos fios acontece de forma bastante rápida, chegando a ser de cerca de um centímetro por mês.

Como o tabagismo afeta o sistema vascular

“O fumo causa infinitas complicações nas artérias, como aterosclerose e aneurismas. Além de problemas nas veias, em especial varizes e tromboses”, alerta o médico vascular Dr. Gustavo Marcatto, de São José do Rio Preto (SP).

O tabagismo é um dos mais importantes fatores de risco para o surgimento de varizes nas pernas e pode agravar o quadro levando até à trombose.

“O hábito de fumar e as substâncias tóxicas do cigarro alteram consideravelmente as paredes das veias e artérias e isso atrapalha a dinâmica do sistema circulatório, comprometendo todo o funcionamento do organismo”, explica o profissional.

Segundo Dr. Marcatto, algumas lesões provocadas pelo tabagismo acabam tornando-se permanentes. Por isso o fundamental é abandonar o quanto antes o cigarro para prevenir a evolução dos problemas e suas complicações.

“A maioria das lesões estruturais provocadas pelo fumo, como varizes e aneurismas, é irreversível. O fundamental, mesmo, é procurar ajuda para conseguir parar de fumar e, assim, manter a saúde do corpo em geral. Porque quando veias e artérias são afetadas, algumas medidas apenas minimizam as complicações que, mais uma vez, alerto, podem ser gravíssimas”, ressalta o médico.

*Informações Revista Seleções