Empresa de Rifaina vai exportar toneladas de filé de tilápia para os Estados Unidos

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 20 de outubro de 2023 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“Certificações internacionais de excelência abrem portas para o peixe brasileiro no exterior”, afirma especialista da Fider Pescados

A Fider Pescados irá exportar toneladas de filés de tilápia para os Estados Unidos entre outubro e novembro.

A negociação aconteceu após a renovação do certificado Best Aquaculture Practice (BAP), programa de certificação de aquicultura mais abrangente do mundo.

A companhia sediada em Rifaina (SP) é a única produtora de tilápia no Brasil com esse reconhecimento.

A certificação BAP concedida a Fider abrange a fazenda de cultivo e o frigorífico. Este selo, concedido pela Global Aquaculture Alliance (GAA), é altamente recomendado para empresas que buscam aprimorar seus procedimentos e conformidade regulatória, alinhando-se com os padrões propostos pelo programa.

Processo monitorado

“O fator mais relevante da aplicação da norma BAP é tornar seus princípios parte da rotina da empresa, trazendo benefícios não apenas para o produto, mas também para todos os envolvidos no processo produtivo. Os produtos entregues ao cliente representam apenas a última etapa de um processo altamente monitorado e controlado em todos os seus detalhes”, ressalta o gerente de negócios da Fider, Juliano Kubitza.

O mercado norte-americano ainda é pouco ocupado pelo peixe brasileiro. De acordo com Kubitza, apenas 3% da tilápia consumida em solo americano provêm do Brasil.

A Colômbia e a Costa Rica são os maiores fornecedores do filé fresco para os EUA, a China se destaca na comercialização de congelados.

“É grande o potencial de crescimento das vendas da tilápia brasileira para Estados Unidos. O produto é entregue em 24 horas. A tilápia é colhida dos tanques de manhã, processada à tarde e embarcada à noite, chegando no destino no dia seguinte. É uma vantagem competitiva indiscutível, que temos de aproveitar. Além disso, o produto brasileiro chega fresco e tem alta qualidade”

Com 13 anos de história, a Fider já investiu mais de R$ 200 milhões no seu complexo de produção, processamento de tilápia e fábrica de farinhas e óleos. A empresa gera mais de 500 empregos diretos e mais de 2.500 indiretos em Rifaina e nas cidades vizinhas.

Sobre a Fider

Sediada em Rifaina (SP), a Fider Pescados conta com moderno complexo de criação e indústria, com respeito ao meio ambiente, à qualidade da água e às pessoas.

Produtos da Fider abastecem as principais cidades do Sudeste além de exportação para sete países, incluindo os Estados Unidos.

Mais informações em www.fiderpescados.com.br e nas mídias sociais @fiderpescados.


+ Cidades