Empresa de pescado de Rifaina é a única do Brasil a ter certificado internacional

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 17 de setembro de 2023 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As certificações de excelência dos processos representam um passo importante para impulsionar a quantidade de produto exportado

A Fider Pescados renovou o certificado Best Aquaculture Practices (BAP), um dos mais importantes do mundo, se tornando a única fazenda de cultivo de tilápia no Brasil com esse reconhecimento.

O programa de qualidade é amplamente reconhecido e o mais abrangente do planeta. Ele foca na melhoria de todos os aspectos necessários para conduzir operações de maneira responsável e sustentável.

A certificação BAP da Fider envolve quatro áreas: Laboratório de Alevinagem, Fazenda de Cultivo, Unidade de Processamento e Fábrica de Ração.

O selo idealizado pela Global Aquaculture Alliance (GAA) é recomendado para empresas que desejam aprimorar seus processos e condições regulatórias, atendendo à norma proposta pelo programa de certificação.

Palavra do gerente

Juliano Kubitza, gerente da unidade de negócios da Fider Pescados, explica que a empresa passou por rigorosa inspeção dos técnicos responsáveis pela certificação BAP.

“Após a inspeção, ficou registrado que a empresa demonstrou comprometimento com os quatro pilares da certificação. A vistoria nos auxiliou a aprimorar todos os passos que antecedem a exportação, por exemplo: análises periódicas de qualidade de água do cultivo; não uso de antibiótico; elaboração de relatórios ambientais e entendimento da fauna e flora da região; qualificação de fornecedores; programa de análise de perigos e pontos críticos de controle; matriz anual de treinamento aos colaboradores e minucioso monitoramento de temperatura, higiene operacional, pesagens e identificações até a expedição do produto.”

Padrões internacionais

De acordo com levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) e Embrapa Pesca e Aquicultura, o Brasil enviou ao exterior 29.670 toneladas de pescado no primeiro semestre de 2023, com  aumento de 8,64% em volume na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo Kubitza, as certificações de excelência dos processos representam um passo importante para impulsionar ainda mais a quantidade de produto exportado.

“O selo da certificação BAP garante execução de padrões internacionais para cultivo e beneficiamento, contribuindo para portas no mercado externo e consolidar excelência no mercado interno. É a validação de qualificação e segurança do alimento aos consumidores.”


+ Cidades