Em SP, Secretaria de Educação prevê aplicativo que controla a frequência escolar

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 23 de janeiro de 2023 às 09:00
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As escolas de ensino médio do estado de São Paulo estão em 6° lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb).

A Secretaria de Educação de São Paulo soltou a seguinte nota: “Quando uma escola tem alta frequência, é porque os alunos adoram ir, estão aprendendo. Se é baixa, é porque acham que perdem o tempo lá”.

Aplicativo de frequência escolar

O secretário de Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, fala sobre uma meta difícil: fazer com que, até o ano de 2025, as escolas públicas se tornem as melhores do país. As escolas de ensino médio de São Paulo estão em 6° lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb).

Em sua primeira entrevista já no cargo de secretário da Educação do Estado de São Paulo, ele fez uma afirmação de que não se pode “deixar o professor totalmente solto”.

Para Renato Feder, isso significa que devem haver materiais que detalham como cada aula deve ocorrer, com professores mais experientes ajudando os outros colegas e diretores que se preocupam com a pedagogia além das burocracias.

Medidas para a melhoria da frequência nas escolas

Está previsto um aplicativo no qual diretores e professores poderão monitorar com frequência diária as faltas dos alunos nas escolas.

Avaliação da educação pública de São Paulo

Segundo o portal Escola Educação, as instituições escolares precisam de mais apoio, quando não ocorre, não tem como oferecer uma boa aula. Torna-se algo monótono, o que faz com que a taxa de aprendizagem caia drasticamente.

A escola perde toda a graça, os jovens passam a achar chato frequentá-la. Por isso, são necessários planejamentos de aulas mais dinâmicas que atraiam os alunos.

Como executar esse objetivo?

É preciso fornecer bons materiais, dar apoio na preparação das aulas, assim como dar abertura para cada escola escolher um livro do Programa Nacional do Livro Didático.

Além disso, é necessário trabalhar com um material assertivo e com uma direção que entenda como funciona a gestão de uma sala de aula, que saiba orientar os professores a fim de atrair a atenção dos alunos para uma aula mais dinâmica e atraente.


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