Em Franca, UBS da São Sebastião promove ações da campanha Novembro Azul

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 12 de novembro de 2021 às 09:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Secretaria de Saúde  de Franca está realizando desde a última semana, atividades alusivas a Campanha Novembro Azul

UBSs de Franca começam a promover Dia D da campanha Novembro Azul

 

A Secretaria de Saúde  de Franca está realizando desde a última semana, atividades alusivas a Campanha Novembro Azul, com ações de orientação e esclarecimento sobre o câncer de próstata, sendo que nas Unidades Básicas, a partir da última quinta-feira, começaram a ser promovidos os dias “D’.

A primeira experiência teve como local, a UBS São Sebastião, na região Oeste da cidade, onde a equipe estimou que cerca de 50 pessoas tenham participado dos momentos de reflexão, das palestras e receberam folhetos com instruções sobre a prevenção.

O secretário de Saúde, Lucas Souza, observou que essas mobilizações serão importantes para chamar a atenção das pessoas para uma doença que pode ser fatal se não for descoberta e tratada no tempo certo.

Todos os usuários que passam pelas unidades, homens e mulheres, recebem os informativos e são orientados a respeito. No caso das mulheres, chamando a atenção do marido ou familiar em casa sobre o exame que deve ser feito, anualmente e gratuito.

O exame de próstata é recomendação para pessoas com 45 anos ou mais, com fatores de riscos e para homens com 50 anos ou mais, sem setores de risco.

O tipo de exame mais conhecido é o PSA (Antígeno Prostático Específico), por meio de análise de sangue, que deve ser feito ao menos uma vez ano, a partir de 45 anos. Ele é indolor, simples e realizado em laboratório, através da coleta de uma pequena amostra de sangue.

Nos casos dos pacientes que passaram pela UBS São Sebastião e manifestaram interesse em realizar o exame, eles saíram com o pedido carimbado em mãos e o endereço do laboratório credenciado.

E mais que isso, eles já vão realizar o exame tendo uma consulta com o médico agendada para depois mostrar o resultado e, dependendo de cada situação, proceder ao tratamento recomendado.


+ Saúde