Em Franca, Secretário de Saúde do estado de SP discute sobre cirurgias eletivas

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 10 de agosto de 2022 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Jean Gorinchteyn deverá anunciar em breve o cronograma e os locais para o início dos mutirões de cirurgias.

Secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, esteve em Franca na última terça-feira, 09

 

O prefeito Alexandre Ferreira participou no início da tarde da última terça-feira, 9, de uma reunião que contou com a presença do secretário de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn e representantes dos 22 municípios que compõem o DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde), na sede da unidade.

Além do chefe do Executivo de Franca, estiveram presentes os prefeitos de Itirapuã, São José da Bela Vista, Restinga e Igarapava.

Durante o encontro, que teve como tema principal a realização de mutirões de cirurgias eletivas em todo o Estado de São Paulo, o secretário Jean Gorinchteyn solicitou aos municípios, que encaminhem ao governo a relação de pacientes cadastrados que aguardam por cirurgias e quais procedimentos precisam ser feitos.

As cidades que não dispõem desta relação já catalogada com os pacientes cadastrados, terão que providenciar, ao contrário de Franca, que irá protocolar nesta quarta-feira, junto à Secretaria Estadual de Saúde, a relação dos pacientes e as cirurgias que precisam ser realizadas.

Segundo o prefeito, o secretário que está visitando os DRS de todo o Estado para conhecer as necessidades dos municípios integrantes de cada região, deverá anunciar em breve o cronograma e os locais para o início dos mutirões de cirurgias.

Inclusive, o Estado pretende comprar serviços de hospitais particulares e em várias localidades do Estado para desafogar a demanda existente.

Ferreira informou que, mesmo com a realização do mutirão de 2.500 cirurgias de cataratas, zerando a demanda, e a previsão de realização de outros procedimentos, como colecistectomia e retirada de catéter, que estarão sendo realizados em Ituverava, a cidade conta com cerca de 10 a 12 mil pacientes aguardando por cirurgias.

“Vamos indicar para o Estado, quem são as pessoas que precisam de cirurgias e o Estado liberando a vaga, a gente faz a consulta pré-cirúrgica e já entrega para o Estado, o paciente com a triagem feita”, explicou o prefeito.

Ainda, durante a reunião, a Prefeitura de Franca fez adesão para receber a ‘Carreta de Cirurgias Oftalmológicas’ e, caso seja confirmado, a cidade receberá a estrutura que deverá permanecer por 6 dias no município para a realização de até 200 procedimentos, como Fotocoagulação a Laser, Vitrectomia Infusão P. e Endolaser, Vitrectomia com Infusão/Óleo de Silicone, Vitrectomia Posterior, Pan- Fotocoagulação de Retina, Capsulotomia a Yag Laser, Correção de Estrabismo (acima de 2 músculos) e Correção de Estrabismo (até 2 músculos).

“Estamos buscando, com recursos municipais, comprar procedimentos na região e com o apoio do Estado, realizar esse mutirão de cirurgias para o atendimento de milhares de pacientes, que precisam dos procedimentos para ter mais qualidade de vida”, reforçou Alexandre Ferreira.


+ Saúde