Em Franca, rede municipal de ensino dá início ao ano letivo com aulas remotas

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 6 de fevereiro de 2021 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Este sistema será mantido até que a estrutura, envolvendo as adequações nas unidades sejam concluídas

Ano letivo começa nesta segunda-feira, 08, com aulas remotasAno letivo começa nesta segunda-feira, 08, com aulas remotas

 

A Secretaria de Educação inicia as atividades escolares do ano letivo 2021, no formato remoto, na próxima segunda-feira, dia 8.

Desta forma, cerca de 17,3 mil alunos matriculados, do Ensino Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão os primeiros contatos com os educadores e suas escolas, por meio virtual.

Este sistema será mantido até que a estrutura, envolvendo as adequações nas unidades sejam concluídas, aliadas a chegada dos insumos e equipamentos de proteção, que foram adquiridos e estarão sendo entregues nos próximos dias.

Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que, neste primeiro momento, o ensino será on-line, por conta das escolas estarem passando por vistorias e adequações nas instalações físicas.

Serão utilizados os canais digitais disponíveis, com redes de whatsapp e suporte pessoal, através das direções das escolas, com o oferecimento de material didático e a entrega nas unidades para os pais e alunos, os quais serão avisados, previamente, com as orientações para a retirada.

Márcia observou também que, nessas duas primeiras semanas, toda a atenção dos educadores e gestores envolvidos estará voltada em promover atividades de acolhimento com os alunos, realizando também avaliações diagnósticas, remotamente.

No decorrer das próximas semanas, os pais serão avisados sobre a retirada dos materiais.

O conteúdo didático será enviado pelos professores aos alunos e haverá opções de encontros, por meio de aplicativos, de maneira que possam tirar suas dúvidas, socializarem e ampliarem os saberes.

As aulas também poderão ocorrer por transmissão ao vivo, por meio, do Youtube restrito aos alunos, Zoom, chamadas de vídeo e outras ferramentas que estiverem disponíveis.

Busca ativa e apoio das famílias

“As famílias terão papel fundamental nessa relação escola-comunidade”, disse a secretária, especialmente, nesse momento.

Segundo ela, as escolas vão buscar apoio das famílias, fazendo uma busca ativa para tentar contato com todos os alunos.

Mas, de acordo com ela, quem vai fortalecer essa relação, nesse momento, sem o contato presencial é a família.

Semanalmente, o professor vai encaminhar um roteiro de estudos e uma planilha de avaliação, tendo o cuidado de analisar o que é ou não relevante, quais habilidades deverão ser focadas para serem desenvolvidas e tentar recuperar as aprendizagens do ano passado.

Os alunos e familiares, antes mesmo de realizarem as atividades, precisam saber o que tem que ser feito e serão orientados, por meios dos canais digitais.

A rede municipal, este ano, trabalhará com 12,5 mil estudantes no Ensino Fundamental, 4,5 mil no Ensino Infantil e pouco mais de 400 estudantes, na Educação de Jovens e Adultos, totalizando 17.328 alunos.

Creches também voltam na segunda-feira

A Secretaria de Educação reforça que as creches e unidades de Ensino Infantil também retornarão, remotamente, neste momento. Isso porque estão sendo organizadas as adequações nas instalações escolares.

A Secretaria está orientando os pais que se adequaram ao ensino remoto em 2020, que repitam o mesmo sistema adotado.

O retorno presencial será feito em data oportuna, após concluída essa organização e a garantia de atendimento a todos, seguindo os protocolos sanitários, para que alunos e colaboradores o façam com segurança.


+ Educação