Em Franca, programa Minha Chance Jovem inicia capacitação de nova turma

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 18 de novembro de 2021 às 09:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O curso “Preparação e Educação para o Trabalho”, que será realizado em parceria com o SENAC, terá duração até março de 2.022

Programa Minha Chance Jovem inicia nova turma

 

A Secretaria de Ação Social iniciou na tarde da última quarta-feira, 17, um novo curso de capacitação, destinado a mais 50 jovens, na faixa etária de 14 a 18 anos, beneficiados pelo Programa “Minha Chance Jovem”, que contempla ações de prevenção e estratégias para a erradicação do trabalho infantil.

O curso “Preparação e Educação para o Trabalho”, que será realizado em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), terá duração até março de 2.022, com aulas por três dias na semana, com carga horária de 10 horas.

Durante este período, os participantes receberão orientações sobre o mercado de trabalho, elaboração de currículos, como se preparar para o ingresso no trabalho, comportamentos, dentre outros.

Uma outra turma com a mesma quantidade de participantes, está realizando o curso sobre “Mídias Digitais, Marketing Pessoal e Informática Atendimento Pessoal”, iniciado há um mês, em parceria com a FATEC (Faculdade de Tecnologia).

Os jovens beneficiados pelo Programa “Minha Chance Jovem” foram identificados durante uma abordagem e um plano de trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Ação Social, em situações de trabalho infantil e de risco, passaram pelo acompanhamento dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e, atualmente, estão sendo contemplados com cursos de capacitação, incluindo o material didático, vale transporte, lanche no horário de aula, reforço escolar e atividades de esportes e lazer, para que tenham melhor qualidade de vida e um futuro melhor.

Além de todas essas atividades, os adolescentes também irão receber até quatro parcelas de um auxílio de R$ 300,00, mediante a frequência e participação nas atividades, avaliadas por uma comissão, composta por profissionais das unidades de assistência social.

Ana Paula Marafiga Ribeiro, diretora da Divisão de Proteção Social Básica, informou que até o momento, a avaliação do programa é muito positiva e já está provocando mudanças no comportamento dos jovens atendidos.

“Temos recebido vários depoimentos dos participantes, que estão muito empolgados e felizes com os cursos e atividades realizadas, que já pensam em dar andamento aos estudos, pensando investir num futuro melhor para eles, mudando a vida de toda a família também. Esse trabalho está sendo gratificante”, comentou ela.

O pagamento do auxílio referente a primeira parcela já foi efetuado para a primeira turma e para esta iniciada nesta quarta-feira, a previsão é que seja feito até o final do mês.

O programa coordenado pela Secretaria de Ação Social conta com a parceria das secretarias de Desenvolvimento, Finanças, Educação, Saúde e FEAC e prevê o atendimento a cerca de 150 jovens, incluindo pessoas com deficiência, que recebem acompanhamento nos serviços socioassistenciais.


+ Ação Social