Em Franca, entrega de aparelhos auditivos é retomada pela Secretaria de Saúde

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 17 de março de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Programa alegria em Ouvir é retomado pela Prefeitura de Franca após mais de um ano parado

Prefeitura de Franca retoma programa Alegria em Ouvir, com distribuição de próteses auditivas

 

O prefeito Alexandre Ferreira acompanhou na tarde da última terça-feira, 16, a entrega de aparelhos auditivos, no Setor de Saúde Auditiva do NGA-16.

A distribuição de próteses auditivas, que estava parada há pelo menos um ano, foi retomada pela Prefeitura de Franca, por meio do programa “Alegria em Ouvir”, com a entrega, até o momento, de 22 aparelhos auditivos de um total de 33. A previsão de entrega para as demais unidades será para o próximo dia 29.

São beneficiados pelo programa, os pacientes que passam por atendimento na rede municipal de saúde e são encaminhados para um especialista, que avalia e indica a necessidade ou não do uso do aparelho e qual prótese auditiva mais se adapta às necessidades do paciente.

Após receber o aparelho, os beneficiados recebem acompanhamento pela equipe de Saúde Auditiva, com a regulagem periódica das próteses, que têm garantia de dois anos, orientações sobre a utilização, armazenamento e cuidados, além da reposição das pilhas, sempre que necessário.

O prefeito Alexandre Ferreira destacou que o programa tem um impacto social muito grande, uma vez que os pacientes estão ganhando mais qualidade de vida.

“A Prefeitura retomou este trabalho, que estava parado há mais de um ano, buscando soluções para que a gente possa diminuir o tempo de espera, devolvendo a dignidade para as pessoas”, garantiu.

A senhora Cecília Ricardo de Souza Gomes, 64 anos, moradora na Vila Santa Terezinha, foi uma das pacientes beneficiadas com o aparelho nesta terça-feira e falou de sua emoção ao ser contemplada.

“É maravilhoso poder ouvir bem e ter uma comunicação correta. Ás vezes, em casa, até me isolava, porque eu falava uma coisa e as pessoas entendiam outra. Você não ouvindo direito, comete muitos erros e enganos. Isso é muito ruim”, explicou.


+ Saúde