Em Franca, CAPS Renascer comemora 2 anos com 1,7 mil pacientes cadastrados

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 2 de agosto de 2022 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

CAPS AD III, tem como propósito oferecer atenção integral e contínua às pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas

CAPS Renascer comemora 2 anos de atividades nesta quarta-feira, 03

 

O CAPS AD III Renascer, localizado no bairro da Estação, é um dos dois equipamentos municipais mantidos pela Prefeitura de Franca, que integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que nesta quarta-feira, 3, comemora 2 anos de atividades.

Nesse período, de acordo com os dados mais recentes da Secretaria de Saúde, mais de 1,7 mil usuários foram cadastrados, dos quais 535 tiveram alta, com média mensal de 317 pacientes atendidos.

A instituição tem a gestão da Fundação Espírita Allan Kardec, funcionando 24h, inclusive nos finais de semana e feriados, recebendo demanda espontânea, ou seja, a pessoa usuária não depende de nenhum encaminhamento para ser atendida.

Instalado em dependências próprias, na rua Cavalheiro Antônio Petráglia, nº 80, ao lado da UBS Estação, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas – CAPS AD III, tem como propósito, oferecer atenção integral e contínua às pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas.

Com a observação de que o atendimento ao paciente pode estar associado ou não a transtornos mentais, o CAPS AD III preparou para esta quarta-feira, 3, uma programação especial com a participação dos usuários, começando às 8h30. Estão previstos apresentação musical, depoimento focado nos ‘Laços de Família’ e até um desfile.

O CAPS em números

O CAPS AD-III conta com uma equipe multiprofissional composta por1 assistente de coordenação, assistente de coordenação, auxiliares administrativos, auxiliar de enfermagem, auxiliares de serviços gerais, coordenador CAPS, enfermeiros, farmacêutico, médicos clínico geral e psiquiatra, professores de Educação Física, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapêuta ocupacional.

As atividades realizadas variam do atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, orientação, etc); em grupo (psicoterapia, grupo operativo, atividade de suporte social, etc.); em oficina terapêutica; visitas domiciliares; atendimentos às famílias e à comunidade para a integração do usuário e sua inserção, respeitando as diferenças, tudo elaborado e inserido em projeto terapêutico singular.

O quadro de profissionais atua de forma interdisciplinar no atendimento à adolescentes (entre 14 a 17 anos e 11 meses), nas terças e quintas – feiras, à partir das 12h e adultos nos demais dias e horários, exceto na manhã de quarta-feira, onde é realizada a reunião de equipe, até o meio dia.

As ações são para promover a atenção integral e contínua do paciente, buscando a reestruturação do ser, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, reinserção na sociedade por meio de oficinas terapêuticas, educativas e de orientação socioeconômica, atendimento individual, em grupo, visitas domiciliares, atendimento às famílias e à comunidade, matriciamento à equipe de saúde do município.

Os números da Secretaria de Saúde apontam que, até junho deste ano, haviam 1.735 usuários cadastrados e nestes 6 primeiros meses do ano, 1.889 atendimentos prestados, com uma média mensal de 317 pacientes acolhidos.

Para o custeio dessa estrutura, a Prefeitura investe, mensalmente, R$ 296,1 mil, o que representa mais de R$ 3,5 milhões ao ano.

Contato com o CAPS AD III

O acolhimento/triagem no CAPS AD III é gratuito e feito com o objetivo de realizar o primeiro contato com o paciente, por meio de uma escuta ativa, como forma de observar quais são os motivos que o levaram a buscar o serviço e em conjunto com o paciente e/ou família, criar o Projeto Terapêutico Singular (PTS), com tratamento medicamentoso (quando necessário), atendimentos e oficinas terapêuticas direcionados às suas necessidades, elaborando estratégias de enfrentamento de sua realidade e proporcionando o desenvolvimento de suas potencialidades.

É de suma importância a atenção à saúde e às questões voltadas ao meio em que o paciente está inserido, cabendo o acolhimento à família, realizando atendimento em sua totalidade.

Dessa forma, a família adquire melhor conhecimento sobre a realidade do paciente e encontra apoio no enfrentamento da mesma, criando em conjunto, caminhos para a melhora da saúde e da vida do ser que se encontra em sofrimento.

CAPS Florescer

A Prefeitura mantém também, em parceria com a Fundação Allan Kardec, uma outra unidade com características parecidas, que é o CAPS Florescer (instalado na rua Concórdia, 4881, Jardim Milena), porém voltado a outro público.

O CAPS lll Florescer é um serviço aberto com foco em transtornos mentais, onde através de atividades terapêuticas, é oferecido o tratamento medicamentoso e auxílio na ressocialização.

 


+ Ação Social