Em Franca, ateliê de Bonaventura Cariolato já está aberto para visitação

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 21 de março de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ao visitar o Ateliê do pintor Bonaventura Cariolato, as pessoas poderão conhecer e apreciar uma das primeiras pinturas do artista, datada de 1.920

Abertura oficial do ateliê de Bonaventura Cariolato contou com a presença do seu neto Cássio Toscano e esposa

 

Em um ambiente intimista e aconchegante, na Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’, foi aberta na tarde da última quinta-feira, a exposição permanente do Ateliê do Pintor Bonaventura Cariolato.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, o vice-prefeito, Éverton de Paula, curador do ateliê, Mateus Caetano, presidente da FEAC e o neto do pintor, Cássio Paschoal Toscano, acompanhado pela esposa Cleide Toscano, que representou os familiares na ocasião.

Durante seu pronunciamento, o prefeito destacou a reforma e as adequações executadas pela FEAC, na Casa da Cultura, para o recebimento da exposição, com um acervo bastante rico, com telas, objetos e materiais do pintor italiano, que poderá ser visitada com acompanhamento de um monitor por escolas, universitários e a população em geral.

Os itens pessoais, profissionais e telas foram cedidos pela família do pintor à Casa da Cultura, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e a Academia Francana de Letras.

Ao visitar o ateliê do pintor Bonaventura Cariolato, as pessoas poderão conhecer e apreciar uma das primeiras pinturas do artista, datada de 1.920, que traz uma paisagem da Itália e é o quadro principal do hall de entrada da Casa da Cultura.

 

Além disso, estão expostas plantas dos projetos do Mosteiro de Claraval, casas de Franca, Cine São Luiz (no centro) Capelinha e da própria residência dele, correspondências trocadas com familiares na Itália, livros e revistas em italiano sobre pintura e fotografia, coleção de moedas históricas, projetores de fotos que, depois, se transformavam em quadros, medalha e títulos conquistados como tenente, após participação na 1ª Guerra Mundial pela Itália, além de móveis como escrivaninhas e poltronas.

A exposição é voltada para todos os públicos, com classificação livre, e a visitação guiada poderá ser agendada a partir de abril, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas pelo telefone (16) 3721-8692.

A Casa da Cultura ‘Abdias do Nascimento’ fica na rua Oscar Brasilino Santos, 1531, Praça Carlos Pacheco, no centro.


+ Artes