Em Franca, aprendizes do CEI participam de atividades no Poliesportivo

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 24 de agosto de 2023 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A iniciativa faz parte das comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Aprendizes participaram de atividades de lazer e recreação ao ar livre

 

Um grupo de aprendizes do CEI (Centro de Educação Integrada), unidade da Prefeitura de Franca, vinculada à Secretaria de Educação, que atende cerca de 250 jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, participou na última quarta-feira, 23, de atividades de lazer e recreação no Complexo Poliesportivo.

A iniciativa faz parte das comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, iniciada na última segunda-feira e seguirá até o próximo dia 28, tendo como tema ‘Conectar e Somar para Construir Inclusão’.

Para esta quinta-feira, estão previstos dois eventos, o primeiro Cultural, com o tema ‘Abrace essa Causa’, às 16h, no próprio CEI, com a participação dos familiares e depois, às 17h30, palestra em parceria com a OAB Franca.

Na sexta-feira, haverá o Show de Talentos, em que os aprendizes terão a oportunidade de mostrar seus dons artísticos e habilidades.

Na segunda-feira, fechando a programação, em dois horários, às 8 e 14h, haverá uma caminhada no entorno do Centro de Educação e Prefeitura, como forma de divulgar o trabalho realizado pela unidade.

Aprendizado e Inclusão

A deficiência múltipla ocorre quando uma pessoa possui ao mesmo tempo dois ou mais tipos de diferentes impedimentos, que podem ser de natureza física, visual, auditiva, mental ou intelectual.

Já a deficiência intelectual caracteriza-se pelo comprometimento no desenvolvimento cognitivo com impacto, em diferentes graus, na capacidade de raciocínio, elaboração, comunicação e aprendizagem.

O Centro de Educação Integrada é referência no ensino e inclusão, oferecendo, gratuitamente, capacitação aos aprendizes para o mercado de trabalho, com destaque para 48 deles, atuando em estabelecimentos e instituições da cidade.

Atende, atualmente, cerca de 250 aprendizes, com atividades teóricas e práticas nos períodos manhã e tarde, de segunda a sexta-feira.


+ Inclusão