Em Franca, alunos da rede municipal recebem assistência pediátrica

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 1 de julho de 2022 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cerca de 200 crianças de até 12 anos e que apresentam dificuldades de aprendizado, estão sendo atendidos por médica pediátrica

Assistência pediátrica é destinada às crianças que apresentam algum tipo de deficiência de aprendizado

 

A Prefeitura de Franca está empenhada em melhorar a assistência médica destinada aos alunos da rede municipal, que apresentam algum tipo de deficiência de aprendizado.

Por meio de ações conjuntas das Secretarias de Educação e Saúde, cerca de 200 crianças, previamente, avaliadas nas unidades de ensino, começaram a ser assistidas por uma médica Pediatra, no Núcleo de Atendimento à Infância e a Adolescência (NAIA), instalado no Centro de Saúde.

Em média, grupos de 30 crianças por dia, acompanhadas pelos seus pais, estarão recebendo os atendimentos agendados até o próximo dia 7 de julho, quando serão encerradas as aulas do primeiro semestre do ano letivo.

São alunos com até 12 anos de idade, cujos nomes são relacionados a partir de uma avaliação prévia feita pelas equipes pedagógicas de cada escola da rede municipal.

A Secretaria de Saúde destaca a importância desse acompanhamento, seguido da avaliação pediátrica, que visa identificar nas crianças possíveis distúrbios, que estão comprometendo seu processo de aprendizado e direcionar para o tratamento adequado.

As equipes pedagógicas das unidades de ensino estão orientadas sobre como realizar a triagem prévia dos estudantes, elaborando um relatório que é encaminhado para a avaliação da médica Pediatra no ato da consulta.

Os pais também são informados da situação da criança e sobre levá-las no Núcleo de Atendimento.

De acordo com a secretária de Educação, Márcia Gatti, trata-se de uma assistência preventiva para identificar eventuais problemas que os estudantes estejam enfrentando e disponibilizar o tratamento adequado.

A articulação com a Secretaria de Saúde, disponibilizando um espaço e profissional para o atendimento, facilita o acesso a consulta com a Pediatra.

A médica, de acordo com cada situação, faz os encaminhamentos para um especialista, inclusive do próprio núcleo, com psicólogos, psiquiatras, entre outros.

Até a próxima semana, serão concluídos os atendimentos dessas primeiras 200 crianças, com previsão de continuidade na retomada das aulas no segundo semestre, após o recesso, cumprindo os mesmos protocolos.


+ Saúde