Em Franca, 1ª etapa da ampliação do Pronto-Socorro Infantil é concluída

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 14 de maio de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com a readequação, o local recebeu nova pintura e passou a comportar 30% a mais de pacientes na recepção

Recepção do Pronto-socorro Infantil foi ampliada

 

Com a conclusão da primeira fase dos serviços de readequação e ampliação do Pronto-Socorro Infantil ‘Dr. Magid Bachur Filho’, desde a sexta-feira, 13, os pais e responsáveis pelas crianças que buscaram atendimento, já foram acolhidos na nova recepção da unidade.

Com a readequação, o local recebeu nova pintura e passou a comportar 30% a mais de pacientes na recepção, passando para 80 pessoas sentadas contra as 50 disponíveis, anteriormente.

Também foi reservado um espaço, com cadeiras e material para desenho, destinado às crianças, enquanto aguardam o atendimento.

Uma farmácia para a dispensação dos medicamentos já está em funcionamento e estará à disposição, diariamente, das 7 às 19h, para a entrega de medicamentos padronizados pela rede, exclusiva para os pacientes, que passarem por atendimento no local e saírem com receita médica, evitando novos deslocamentos dos pais.

As alas de observação também estão sendo ampliadas e serão dotadas, nos próximos dias, de poltronas para a acomodação das mães e responsáveis pelas crianças.

Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, informou que são ações importantes de humanização, para acomodar da melhor forma possível, as mães e acompanhantes dos pacientes.

Novas Medidas

O prefeito Alexandre Ferreira ressaltou que as outras medidas anunciadas nesta semana já estão em andamento.

Na sexta-feira, foi publicado no Diário Oficial do Município, o edital de convocação de 18 novos enfermeiros, aprovados no último concurso realizado neste ano, que terão prazo de três dias úteis, a partir desta sexta-feira, para a apresentação da documentação e assumirem as suas funções.

Os novos servidores estarão atuando na unidades da rede municipal de saúde.

Alexandre Ferreira também informou que foi protocolado na sexta-feira, na Câmara Municipal, o projeto de lei para a criação de mais 75 cargos concursados de enfermeiros e técnicos de enfermagem, visando ampliar as equipes.

“Estamos pedindo aos vereadores para que votem, se possível, em regime urgência esse projeto, já que vai ser lido na próxima sessão pela primeira vez”, disse.

Segundo Alexandre Ferreira, este é um momento que exige senso de urgência, rapidez e eficiência e, por isso, a Prefeitura tem trabalhado na busca de soluções para a resolução dos problemas.

Ele lembrou dos números apresentados pela Secretaria de Saúde, nesta semana, onde mais de 3.600 pacientes foram atendidos, em um único dia, nos prontos-socorros e UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) e anunciou que a equipe da secretaria está aprofundando estudos sobre o fluxo de pacientes e leitos nas unidades de urgência e emergência da cidade.

“Todas as medidas necessárias para garantir o atendimento da população estão e continuarão sendo adotadas com prioridade”, reafirmou o prefeito.

Maria Eugênia Silva de Oliveira, que esteve no pronto-socorro com a filha Marcela, 11 meses, elogiou as mudanças realizadas.

“Achei que o local está mais organizado e bonito, com certeza vai possibilitar melhor atendimento. Já cheguei aqui, passei pelo acolhimento e fui atendida. Foi super rápido”, comentou.

 


+ Saúde