Educação de Franca recebe prêmio de alfabetização de crianças na idade certa

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 16 de novembro de 2023 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A cidade foi uma dentre os 645 municípios avaliados, a receber o Prêmio PAR (Programa Alfabetização Responsável). Apenas 8 municípios conquistaram a premiação.

Premiação aconteceu na última segunda-feira, 13, em São Paulo

 

Franca é referência estadual mais uma vez. Na última segunda-feira, 13, ocorreu a premiação de cidades paulistas que mais se destacaram, em 2022, na alfabetização de crianças na idade certa (até o 2º ano do Ensino Fundamental).

A cidade foi uma dentre os 645 municípios avaliados, a receber o Prêmio PAR (Programa Alfabetização Responsável). Apenas 8 municípios conquistaram a premiação.

A cerimônia aconteceu na sede do Sesi/Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Para definir as oito cidades vencedoras do Prêmio PAR, foram utilizados dados das avaliações externas de desempenho dos alunos, que realizaram a prova do SARESP em 2022, ou seja, as prefeituras não precisaram se inscrever para concorrer.

Os municípios paulistas foram divididos em oito grupos e classificados de acordo com o número de escolas e matrículas no 2º ano do Ensino Fundamental.

Foram considerados o desempenho no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o nível socioeconômico do município.

“As professoras e professores, que colocam a mão na massa, se engajaram com compromisso e responsabilidade nas políticas públicas de educação propostas pela atual gestão. O resultado não poderia ser outro: educação de qualidade para os nossos estudantes”, disse Márcia Gatti, secretária de Educação.

Como prêmio, Franca ganhou um espaço maker completo, em regime de comodato, e suporte de um instrutor do Sesi-SP.

Trata-se de um laboratório de fabricação digital para práticas pedagógicas, equipado com máquinas e recursos do mais alto nível para desenvolvimento e prototipação de projetos, ampliando as experiências de aprendizagem multidisciplinares e interdisciplinares.

O laboratório garantirá que os estudantes materializem suas ideias, desenvolvam a criatividade e o espírito colaborativo.

O prefeito Alexandre Ferreira esteve na premiação ao lado da secretária de Educação e parabenizou todos os envolvidos. Ele falou sobre a importância de Franca vencer um prêmio como o PAR.

“Temos 25 mil alunos, com 85 creches e 42 escolas, e quando falamos de humanizar, tratamos de cuidar das pessoas. Temos assistentes sociais e psicólogos, humanizamos o atendimento. É isso que fazemos em nossa cidade. Só temos a agradecer pela premiação”, disse.


+ Educação