compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Novo projeto incentiva hábito da leitura e encanta alunos com ambiente acolhedor e criativo

Cantinho da Leitura é um projeto da Secretaria de Educação em parceria com o Instituto Algar
A Secretaria de Educação de Franca firmou uma parceria com o Instituto Algar para levar mais imaginação, conhecimento e criatividade às salas de aula por meio do projeto Cantinho da Leitura.
A iniciativa foi implementada na EMEB “Profª Dorotea Paulino Ferro”, no Jardim Paulo Archetti, e já beneficia 678 alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
O projeto tem como objetivo estimular o hábito da leitura desde os primeiros anos escolares, criando uma relação positiva com os livros.
O espaço, cuidadosamente planejado, oferece um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento do gosto pela literatura, incentivando a imaginação, o raciocínio crítico e a criatividade dos estudantes.
Para tornar o projeto realidade, foi realizada uma obra na estrutura da escola, adaptando uma parte do prédio para a criação do novo espaço.
Desde a semana passada, os alunos já podem acessar o Cantinho da Leitura, acompanhados pelos professores em momentos planejados ou durante as atividades da Sala de Leitura.
Para a secretária de Educação, Márcia Gatti, ler vai muito além de decifrar palavras. “A leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças”.
“Espaços como este proporcionam momentos de prazer, descobertas e conexão com o universo literário, contribuindo para a formação de leitores críticos e apaixonados pelos livros”, destacou.
A diretora da escola, Vanessa Vilela Castro Andrade, comemorou o sucesso da iniciativa entre os alunos. “Hoje vivemos um tempo em que os livros muitas vezes perdem espaço para a tecnologia”.
“Sentimos a necessidade de resgatar o prazer pela leitura, e sabemos que o ambiente faz toda a diferença nesse processo”, afirmou.
Além do Cantinho da Leitura, a Prefeitura mantém outras iniciativas para fortalecer o vínculo dos estudantes com os livros. Um exemplo é o Estúdio Literário, instalado na sede da Secretaria de Educação.
O espaço conta com equipamentos de gravação de ponta e é utilizado para a produção de vídeos educativos sobre leitura e comportamento leitor, além de abrigar milhares de livros à disposição da rede municipal.