Eduardo Machado Quarteto faz show na praça de Buritizal neste final de semana

  • Nene Sanches
  • Publicado em 3 de junho de 2022 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto “Sementes Musicais” leva música instrumental a alunos da rede pública e show gratuito na Praça Central, domingo (05), às 17h

Eduardo Machado Quarteto durante show no coreto da praça de Cristais Paulista no último domingo (29/05). (Foto: Ismael Derruci)

Neste final de semana, Buritizal recebe o projeto “Sementes Musicais”, do baixista, compositor e professor Eduardo Machado, que leva música instrumental brasileira a alunos da rede pública e shows gratuitos nas praças de seis cidades da região de Franca.

Na sexta-feira (03/06), estudantes da EE Francisco Ribeiro Soares Júnior participam de uma oficina, que conta também com a presença dos músicos Beto Sápio (saxofone), Gil Reis (teclado) e Mário Teodoro (bateria). E no domingo (05/06), às 17h, Eduardo Machado Quarteto faz show gratuito na Praça Central da cidade.

“Fico muito feliz pela oportunidade de poder apresentar aos estudantes e à população os ritmos e gêneros musicais da nossa cultura brasileira. É importante falar para a nova geração sobre a bossa nova, choro, samba, baião, xote, maracatu, entre outros, para manter viva as nossas raízes”, ressalta Eduardo Machado, considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro.

Programa de Ação Cultural

Contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e apoio das prefeituras municipais de Restinga, Ribeirão Corrente, Nuporanga, Buritizal, São José da Bela Vista e Cristais Paulista, “Sementes Musicais” tem como objetivo garantir à população o acesso à cultura, principalmente à música popular brasileira instrumental, e incentivar crianças e jovens estudantes a tocar um instrumento musical.

Os shows de Eduardo Machado Quarteto em Ribeirão Corrente, Restinga, São José da Bela Vista e Cristais Paulista já reuniram cerca de 800 pessoas. O projeto “Sementes Musicais” ainda prevê a realização de uma oficina gratuita de contrabaixo na EMEB Olívio Faleiros da cidade de Itirapuã.