Ecopontos de Franca registram aumento no recebimento de resíduos diversos

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 24 de fevereiro de 2024 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nos Ecopontos, os moradores podem fazer o descarte de resíduos diversos, como restos de construção (até 1 m³/dia por pessoa) e recicláveis em geral

Ecopontos registraram quase 150 toneladas de materiais recebidos desde as inauguração

 

A Secretaria de Meio Ambiente de Franca registrou um crescimento no volume de resíduos destinados aos três Ecopontos em funcionamento na cidade.

Os números da Cooperativa de Catadores de Recicláveis, entidade que administra as unidades nos bairros City Petrópolis, Portinari e Parque das Esmeraldas, mostram que, desde as inaugurações até o final de janeiro deste ano, foram destinadas quase 150 toneladas de materiais nos três Ecopontos.

Para a dirigente da Cooperfran, Diana Bastos, é gratificante observar nestes registros a identificação das pessoas de outros bairros procurando os Ecopontos que estão funcionando.

Segundo ela, ‘isso mostra que estão comprometidas com a saúde e o meio ambiente, além de deixar a cidade mais bonita’.

Locais e o que destinar

Os 3 Ecopontos inaugurados pela Prefeitura, estão localizados nos bairros City Petrópolis (avenida São Pedro, 1.200); Jardim Portinari (Avenida Hotto Paiva, 1341) e Parque das Esmeraldas (rua Geraldino Augusto Machado, 411).

Todos funcionam de segunda a sábado das 7 às 19 horas, domingos e feriados das 8 às 14 horas.

A quarta unidade em fase final de conclusão, está situada na Rua Zero Zaninelo com Nulo Coraucci, no Jardim Luíza.

Nos Ecopontos, os moradores podem fazer o descarte de resíduos diversos, como restos de construção (até 1 m³/dia por pessoa) e recicláveis em geral, como papéis, metais, plásticos, vidros e inservíveis, móveis e utensílios afins. Os restos de construção e inservíveis são destinados ao Aterro Sanitário.

Os demais são separados e destinados para a Central de Reciclagem, no Distrito Industrial, gerando receitas para a instituição e seus cooperados.

Os Ecopontos não recebem resíduos orgânicos; itens de serviços de saúde; industriais; eletrônicos, resíduos perigosos; podas, folhagens e resíduos verdes; gesso e materiais que o contenham.

Nos três locais são mantidas equipes diárias, que realizam o controle do que chega para ser descartado.


+ Meio Ambiente