Economia: calçado e café lideram exportações no 1º trimestre de 2023 em Franca

  • Robson Leite
  • Publicado em 27 de abril de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os dois setores juntos — café e calçados — só nos primeiros três meses deste ano, exportaram 63 milhões de dólares

Franca é um dos maiores polos produtores de calçados do Brasil. Outro setor importante para a economia da cidade é a agricultura.

A qualidade única e superior dos grãos de café produzidos nessa região, conhecida como Alta Mogiana, fez com que a cidade se tornasse a maior produtora paulista de café e a terceira do Brasil.

Os dois setores juntos, só nos primeiros três meses deste ano, exportaram 63 milhões de dólares. Esse é o segundo melhor desempenho da história, só perdendo para 2005 – quando esse resultado foi superado por menos de um milhão de dólares.

De acordo com produtor de café Gabriel Oliveira, em declaração para a Rede Record, quase 100 por cento de sua produção vai para fora do país.

Apesar da queda nos últimos anos, ele vê uma melhora expressiva no setor.

“Em janeiro, fevereiro e março os preços vieram melhorando. Felizmente, nós conseguimos embarcar para grandes países, como Estados Unidos, Reino Unido, países da Europa, além da África do Sul, Austrália e Japão”.

O setor calçadista também tem se reerguido. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca, José Carlos Brigagão do Couto, a expectativa é que o setor alcance esse ano o mesmo resultado registrado em 2022, que foi de 90 milhões de dólares.

“É importante que o governo do Estado se sensibilize principalmente em relação à carga tributária, por causa da competição no mercado externo”, diz ele.

E que também libere os créditos de exportação. Assim, acredito que nós possamos chegar nesses valores”.


+ Economia