Tecnologia evolui e golpes cibernéticos também: fique atento ao golpe do QR Code

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 26 de novembro de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Golpistas cibernéticos já estão conseguindo criar códigos QR maliciosos que instalam aplicações no dispositivo da vítima

A tecnologia evolui, e os golpes também. A Kaspersky divulgou um relatório apontando as quais são as principais tendências de golpes digitais nos países da América Latina em 2022.

Existem golpes em ascensão, como ataques por meio de QR code, mas também velhos conhecidos dos brasileiros, como o roubo de dados por maquininhas de cartão. A notícia é do portal 6 Minutos.

Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kasperksy, alerta para o fato de que os criminosos estão sempre adaptando os ataques à realidade do momento e que, por isso, é preciso conhecer as vulnerabilidades presentes em atitudes do dia a dia.

Para se proteger melhor, confira o golpe que tende crescer no que vem:

Códigos QR

Analistas da Kaspersky têm identificado um crescimento nos ataques usando códigos QR, ou QR code.

Isso acontece pela popularização dessa tecnologia, que tem ganhado as mais diversas utilizações, como publicidade em transportes públicos, cardápios de restaurantes e promoções.

Como acontece o golpe?

O código QR é como um código de barras que pode ser escaneado pela câmera dos smartphones e abrir imediatamente um site ou uma geolocalização, por exemplo.

Esse mecanismo acaba trazendo mais praticidade ao dia a dia. O problema é que golpistas já estão conseguindo criar códigos QR maliciosos que instalam aplicações no dispositivo da vítima ou as redirecionam para sites que solicitam informações confidenciais.


+ Tecnologia