É verdade que massagem pode ajudar na perda de peso? Descubra agora!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 3 de dezembro de 2022 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo especialista, a técnica acelera a diminuição de inchaço e auxilia na modelagem do contorno corporal

Com o verão chegando, é comum s pessoas buscarem agilizar a perda de peso – foto Freepik

 

O verão está chegando e, nesta época do ano, é muito comum que as pessoas queiram cuidar mais do corpo e emagrecer um pouco.

Por isso, encontrar academias lotadas e parques e áreas urbanas com pessoas praticando exercícios não é nada raro nesse período.

E há ainda quem busque as terapias corporais como aliadas para um resultado mais imediato. Mas, afinal, as massagens realmente ajudam na queima de gordura corporal?

Para desvendar o mito, a massagista Patrícia Oliveira deixa claro: a massagem não emagrece e só auxilia na perda de peso se houver também alimentação adequada e exercícios físicos.

Porém, quando ligada a esses bons hábitos, ela auxilia na eliminação do inchaço (edema), na modelagem corporal e até mesmo em tratamentos pontuais.

De acordo com Patrícia, a frequência das sessões varia conforme o objetivo desejado. Mas, no geral, o indicado é que a pessoa se submeta aos procedimentos, pelo menos, uma vez por semana.

Confira abaixo os dois principais tipos de massagem e como elas funcionam:

Massagem modeladora

A técnica serve para tratar regiões específicas do corpo que já possuem a tendência natural ao acúmulo de gorduras, como o abdômen, coxas, quadril, glúteos, flancos e braços.

As manobras específicas desta massagem usam cremes dermocosméticos com ativos que aceleram o metabolismo da região.

Desta forma, ao associar sessões de massagem modeladora com uma rotina de atividades físicas e boa alimentação, é possível alcançar ótimos resultados no tratamento da celulite, redução de medidas e do contorno corporal de maneira geral.

Drenagem linfática manual

A técnica manual pode auxiliar o sistema linfático na filtragem e eliminação dos excessos de líquidos e toxinas que o organismo despreza durante o funcionamento do sistema sanguíneo.

Como estes são dois campos que têm uma ligação entre si, é necessário fazer manobras suaves e lentas para conduzir o líquido (linfa) até os gânglios.

Homens e mulheres podem receber a técnica, mas as mulheres possuem maior tendência a apresentar edemas por influência do ciclo hormonal.

A drenagem linfática ajuda no processo de perda e manutenção do peso e proporciona benefícios após cirurgias plásticas e durante a gestação. Nestes dois últimos casos, sua prática só deve ser feita com autorização médica.

Portanto, lembre-se: as massagens podem até ajudar, mas não são responsáveis pelo emagrecimento e nem apresentam resultados satisfatórios quando não estão atreladas a bons hábitos.