É fã de cactos? Aprenda como cuidar dessa espécie em casa e mantê-la sempre bonita!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 6 de março de 2022 às 12:30
  • Modificado em 6 de março de 2022 às 13:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os cactos e as suculentas acabam sendo as primeiras plantas de muita gente, não é mesmo? Isso acontece por serem fáceis de cultivar

Muitas pessoas começam cuidando de plantas pelos cactos

 

Os cactos e as suculentas acabam sendo as primeiras plantas de muita gente, não é mesmo? Isso acontece porque essas são plantas que demonstram muitas facilidades na hora de cuidar, sendo assim, mais resistentes e menos difíceis de morrer.

Entretanto, será que é fácil manter essa planta toda cheia de espinhos em casa? Segundo o paisagista José Kolya, são extremamente fáceis de cuidar.

“Geralmente quando começamos a cuidar muito, eles acabam não gostando”, explica.

Em relação aos cuidados, é necessário ter em mente o ambiente de origem.

Cactos precisam de ambientes ensolarados

 

Os cactos são predominantemente de locais de sol e com pouca chuva, e geralmente as plantas cultivadas em casa estão adaptadas a receber um pouco mais de água do que o normal, mas com o cacto, é preciso prestar atenção na hora de aguar e nunca exagerar.

“O grande segredo é um solo bem drenado composto por uma parte de terra e duas partes de areia. Os borrifadores de água são bem legais para umedecer à terra sem encharcar demais”, esclarece o paisagista.

Sobre a poda, cada cacto tem uma forma particular ao ser podado, mas para não deixar cicatrizes muito evidentes, escolher uma posição favorável da planta é imprescindível.

Aqueles que tem mais “ramos” devem ser mais podados para a planta não perder o controle.

Além disso, o paisagista aconselha cultivar a espécie de Pitayas em casa. “Tem se mostrado uma excelente opção para ornamentar e servir a mesa da família brasileira”, diz.

O profissional também é apaixonado pelo Mandacaru, mas para ter essa espécie em casa é indispensável um espaço ensolarado.

Quem quer destacar o cacto como um item de decoração, sem dúvida eles são ótimos para trazer um clima árido, que é facilmente integrado com ambientes bem modernos e de linhas mais retas.

“O ambiente ideal é sempre do lado externo da casa, pois são plantas rústicas e que não se desenvolvem muito bem em ambientes escuros e com ar condicionado”, conclui o profissional.

*Informações Alto Astral