Dicas práticas para carregar o seu celular mais rápido e aumentar a vida da bateria

  • Nene Sanches
  • Publicado em 11 de novembro de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Carregue seu celular mais rápido e prolongue a vida útil da bateria com estas 10 dicas práticas que podem te ajudar.

Em um mundo cada vez mais conectado, o celular tornou-se um companheiro inseparável na vida diária. No Brasil, a dependência dos smartphones é particularmente notável, com um relatório da AppAnnie revelando que os brasileiros passaram, em média, impressionantes 5,4 horas por dia em seus dispositivos móveis em 2021.

Esse número coloca o Brasil no topo do ranking mundial de uso de celular, empatado com a Indonésia, e mostra um aumento significativo em relação aos anos anteriores.

Além disso, segundo a Pnad Contínua do IBGE, o uso pessoal de celulares atinge 155,2 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais, representando 84,4% da população nessa faixa etária em 2021.

Diante dessa realidade, a necessidade de manter nossos celulares carregados e prontos para uso nunca foi tão crítica. No entanto, com agendas lotadas e um estilo de vida agitado, encontrar tempo para carregar o dispositivo pode ser um desafio.

Felizmente, existem maneiras de otimizar esse processo. Conheça 10 dicas simples para carregar seu celular mais rapidamente, garantindo que você possa continuar aproveitando o seu dispositivo ao máximo, sem interrupções.

01. Priorize o carregador original

Utilizar o carregador original fornecido pelo fabricante do seu dispositivo é crucial para um carregamento eficiente. Estes carregadores são especificamente projetados para seu telefone, oferecendo a potência ideal e segurança.

Carregadores de terceiros podem não apenas ser menos eficientes, mas também potencialmente danificar sua bateria a longo prazo. Portanto, sempre que possível, opte pelo carregador original ou por um carregador certificado compatível.

02. Ative o modo avião

Ativar o modo avião durante o carregamento é uma maneira simples de acelerar o processo. Esta função desativa as conexões sem fio e de rede do telefone, reduzindo o uso de energia e permitindo que a bateria carregue mais rapidamente.

Embora você não possa receber chamadas ou mensagens durante esse tempo, a velocidade aumentada de carregamento pode valer a pena quando você está com pressa.

03. Evite o carregamento sem fio

O carregamento sem fio é conveniente, mas geralmente mais lento do que o carregamento com fio. Se estiver com pressa, é melhor optar por conectar o seu celular a um carregador com fio. Carregadores com fio tendem a fornecer uma carga mais direta e rápida para o seu dispositivo.

04. Feche aplicativos em segundo plano

Antes de conectar o seu celular ao carregador, feche todos os aplicativos em segundo plano. Estes aplicativos podem consumir energia, mesmo quando não estão ativamente em uso, desacelerando o processo de carregamento. Fechá-los pode aliviar a carga sobre o processador do seu telefone e auxiliar a bateria a carregar mais rápido.

05. Reduza o brilho da tela

O brilho da tela é um dos maiores consumidores de energia em um celular. Ao carregar, reduza o brilho da tela para o nível mais baixo que ainda seja confortável para você e desative o ajuste automático de brilho. Isso diminuirá o consumo de energia do seu telefone, permitindo que a bateria carregue mais rapidamente.

06. Use um carregador rápido

Se o seu celular suporta carregamento rápido, investir em um carregador rápido pode significar uma diferença substancial. Carregadores rápidos fornecem uma maior potência e podem carregar seu dispositivo em uma fração do tempo de um carregador padrão. Verifique as especificações do seu telefone para garantir compatibilidade.

07. Cuidado com o calor

O calor pode afetar negativamente a eficiência de carregamento da bateria. Evite deixar seu celular sob a luz direta do sol ou em áreas com altas temperaturas enquanto ele carrega. Manter o dispositivo em um ambiente fresco pode ajudar a acelerar o carregamento e prolongar a vida útil da bateria.

08. Carregue antes de chegar a 0%

É aconselhável começar a carregar seu celular antes que a bateria chegue a 0%. As baterias de íon de lítio, comuns na maioria dos celulares modernos, carregam mais rápido quando não estão completamente descarregadas. Isso também ajuda a manter a saúde da bateria a longo prazo.

09. Evite Usar o Celular Enquanto Carrega

Usar seu celular enquanto ele está carregando pode aumentar significativamente o tempo necessário para uma carga completa. Tarefas como jogar, assistir a vídeos ou navegar na internet podem consumir uma quantidade significativa de energia, competindo com o processo de carregamento. Para um carregamento mais rápido, deixe seu telefone de lado enquanto ele carrega.

10. Atualize o Sistema Operacional

Manter o sistema operacional e os aplicativos do seu celular atualizados pode melhorar a eficiência geral do dispositivo, incluindo o carregamento da bateria. Segundo o portal Meu Valor Digital, os fabricantes frequentemente lançam atualizações que otimizam o desempenho do sistema e corrigem bugs que podem afetar a velocidade de carregamento. Verifique regularmente se há atualizações disponíveis e instale-as.


+ Tecnologia