Diabetes descompensada: Veja quais são os 5 sintomas para prestar atenção

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 14 de abril de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A diabetes descompensada ou descontrolada ocorre quando os valores de glicemia permanecem elevados por um longo período

Os sintomas de diabetes descontrolada podem variar, mas alguns são bem comuns – foto Arquivo

 

A diabetes descompensada ou descontrolada ocorre quando os valores de glicemia permanecem elevados por um longo período.

Ela pode se desenvolver em pacientes que não sabem que têm a doença ou que não realizam o tratamento de forma adequada.

Por ser uma condição silenciosa, as altas taxas de glicose normalmente são diagnosticadas apenas quando o paciente já apresenta alguma complicação grave.

Confira 5 sintomas de diabetes descompensada para prestar atenção e evitar problemas mais sérios.

5 sintomas de diabetes descompensada

De acordo com a endocrinologista Lorena Lima Amato, as manifestações de diabetes descontrolada podem variar em cada paciente. No entanto, entre as mais comuns a especialista cita:

1. Vontade frequente de urinar

Em quadros de diabetes é comum que o paciente sinta vontade de urinar frequentemente, tendo a necessidade de ir ao banheiro diversas vezes durante a noite.

“No caso de crianças, às vezes as que já saíram das fraldas voltam a fazer xixi na cama devido a esse volume”, informa Lorena. Isso ocorre pois o organismo encontra na urina um meio de se livrar do excesso de glicose presente no sangue.

2. Sede excessiva

Por conta da perda de líquido constante devido à micção frequente, a pessoa com diabetes descompensada pode ter sede em excesso e sentir a necessidade de beber muita água ou líquidos no geral.

3. Aumento do apetite

O aumento do apetite é outro sintoma que está relacionado à diabetes descompensada. O paciente pode sentir muita fome que, mesmo se alimentando, não cessa.

Isso ocorre devido à falta de eficiência das células em captar a glicose e pelo esforço que o organismo está fazendo para eliminar o açúcar excessivo.

4. Perda de peso

Apesar do aumento de apetite, o paciente com diabetes descompensada pode perder peso. Devido à falta de insulina, o corpo apresenta dificuldade em reter gordura e produzir músculos.

“A glicose está ficando só no sangue, não está nutrindo as células, que estão famintas e doentes”, explica a endócrina.

5. Mal-estar geral

O paciente também pode apresentar mal-estar geral, com episódios de tontura, náusea, sudorese, sonolência e fadiga intensa.

O motivo é que, devido à diabetes, as células não conseguem receber glicose suficiente para produzir energia ao corpo.

Quando buscar ajuda médica?

É importante que o paciente esteja atento e busque orientação médica ao notar qualquer sintoma incomum, principalmente os que já foram diagnosticados com diabetes.

“Muitas alterações do diabetes ficam assintomáticas por anos e, quando os sintomas aparecem, já estão em estágio avançado da doença”.

“Por isso é importante estar sempre no controle, em consultas regulares com o endocrinologista e ter um acompanhamento de perto”, orienta Amato.

*Informações Minha Vida


+ Saúde