“Dia V” de vacinação será neste sábado (16), em todo Estado de SP, anuncia o governo

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 13 de outubro de 2021 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mobilização do próximo sábado (16) é dedicada à aplicação de segunda dose e dose adicional contra a COVID-19

Segundo o governo do Estado, há 4,1 milhões de pessoas que estão com a segunda dose contra a COVID-19 atrasada

O governo do Estado de São Paulo anunciou que promoverá neste sábado (16), em parceria com os 645 municípios do estado, um novo Dia V de vacinação, com duas frentes principais:

a) – aplicação da segunda dose e da dose adicional contra a COVID-19;

b) – atualização da carteirinha de crianças e adolescentes que integram tanto a campanha contra o coronavírus quanto a de multivacinação.

“Vamos promover uma nova data especial de vacinação, o Dia V, de vacina, de vida, contra a COVID-19 no sábado, dia 16 de outubro. Essa é uma grande oportunidade para as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose fazerem isso com calma e com tempo”, disse Doria.

Cinco mil postos de vacinação

Na data, mais de 5 mil postos estarão abertos das 7h às 19h. A população deve consultar a programação e horários de funcionamento dos postos de sua cidade.

Atualmente, há 4,1 milhões de pessoas que estão com a segunda dose contra a COVID-19 atrasada.

Entre elas, estão 2,1 milhões de pessoas que precisam concluir esquemas vacinais com doses da Pfizer, número que foi impactado com a antecipação de 12 para 8 semanas no intervalo entre primeira e segunda dose.

A medida já beneficia parte dos 3,2 milhões de adolescentes de 12 a 17 anos que começaram a ser imunizados em agosto e podem concluir seus esquemas a partir deste mês.

Balanço de faltosos

O balanço de faltosos inclui ainda 915 mil que precisam receber a segunda dose da Coronavac e 1 milhão da Astrazeneca.

O foco dessa vacinação é na segunda dose que está atrasada, tanto para os adultos como para adolescentes.

“Com o aporte financeiro do Governo do Estado de SP, os 645 municípios poderão colocar em dia a vacinação no registro da plataforma Vacivida”, destacou a coordenadora geral do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

As prefeituras também poderão aplicar a dose adicional em idosos e profissionais de saúde que tomaram a segunda dose até abril e já estão aptos a receber o reforço – aplicado após seis meses da conclusão do esquema vacinal.

Empenho do Estado

Para garantir o funcionamento e a disponibilidade de equipe completa nas unidades no decorrer do sábado, a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizará um recurso financeiro aos profissionais de saúde dos municípios.

As prefeituras também poderão aproveitar a ocasião para atualizar a plataforma Vacivida, permitindo que a rede registre os dados de já vacinados que eventualmente ainda não foram cadastrados no sistema.

No decorrer da campanha de imunização contra COVID-19, o Estado de São Paulo já aplicou cerca de 70 milhões de doses e ultrapassou a meta de 90% de cobertura entre as pessoas com idade acima de 45 anos.

Considerando toda a população adulta, 99,3% já receberam ao menos uma dose e 80,5% concluíram o esquema vacinal. Além disso, mais de 310 mil adolescentes e jovens na faixa de 12 a 19 anos já estão com a proteção completa.


+ Saúde