Dia Mundial da Fotografia: Especialista do Senac dá dicas para começar a fotografar

  • Nene Sanches
  • Publicado em 18 de agosto de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O fotógrafo deve ter estilo próprio, domínio da linguagem, ampliar o repertório artístico, cultural e histórico para obter sucesso.

No dia 19 de agosto é celebrado o Dia Mundial da Fotografia. Em uma sociedade na qual a comunicação acontece principalmente por meio das imagens, a necessidade de fazer boas fotos cresce a cada dia e faz da arte de fotografar uma atividade prazerosa, dinâmica e que até pode ser encarada como uma alternativa para mudança de carreira.

Para quem deseja tornar a fotografia uma profissão ou apenas clicar belas imagens como um hobby, vale procurar cursos de fotografia que ensinem as diferentes técnicas, vertentes e etapas da pré à pós-produção.

Além disso, vale investir em inovações tecnológicas e bons equipamentos como, por exemplo, câmeras, lentes, ferramentas de iluminação e softwares de edição.

Porém, o fotógrafo deve ter estilo próprio, domínio da linguagem, ampliar o repertório artístico, cultural e histórico para obter sucesso.

“O fotógrafo é um comunicador e deve entender de diferentes universos. É preciso ler, assistir filmes, ir a exposições para ampliar o repertório e melhorar o seu olhar e a criação”, diz Renata Mosaner, docente dos cursos de Fotografia do Senac São Paulo.

Ela revela algumas dicas e tendências na área.

a) – Desenvolver o olhar fotográfico é importante. Entretanto, o tipo de equipamento e a técnica fazem muita diferença na tomada da foto.

Basicamente, é importante olhar para a quantidade de megapixels, o tamanho do sensor de uma câmera e o ângulo de visão da lente, assim como a sua abertura máxima. Quanto mais se estuda a técnica, mais próximo se pode chegar à imagem desejada.

b) – Invista em fotos com luz natural. Os pontos mais importantes na fotografia externa são: controlar a quantidade de luz e prestar atenção na composição da cena.

O começo da manhã e o fim da tarde são ótimos períodos para fotografar, a luz costuma ser mais suave e de cor mais saturada. Fuja do sol do meio-dia, essa é uma luz dura, ou seja, com uma sombra marcada.

c) – As lentes objetivas podem ser caracterizadas de muitas formas. Uma diferença básica é se ela é fixa ou zoom. A lente fixa enxerga sempre o mesmo ângulo e o fotógrafo deve se aproximar ou distanciar para enquadrar o que deseja.

De forma geral, ela costuma ser mais clara e ter uma qualidade óptica superior (se comparada à uma lente zoom da mesma categoria). Apesar disso, ela é pouco versátil e pode limitar o olhar do fotógrafo na hora da captura. Em contrapartida, a lente zoom permite ângulos variáveis, dando uma maior liberdade criativa ao fotógrafo.

d) – Fotos retrô, clicadas com máquinas antigas, estilo Polaroid são charmosas e podem ser um destaque em álbuns de família ou porta-retratos. As imagens com aparência antiga ou mesmo as fotografias analógicas são vistas como glamorosas.

e) – Independentemente da mídia social que se escolha, é fundamental ter um portifólio online. Antes de tudo, quando vamos expor o nosso trabalho, acabamos olhando para ele e fazemos a curadoria do que achamos mais interessante.

Colocar as nossas imagens no mundo é uma forma de acelerar, senão possibilitar, o contato com clientes e, também, de se fazer conhecer.


+ Artes