Defesa Civil de Franca interdita 10 casas atingidas por deslizamento de terra

  • Robson Leite
  • Publicado em 12 de janeiro de 2023 às 22:00
  • Modificado em 12 de janeiro de 2023 às 22:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Franca abriu licitação para contratar empresa responsável por avaliar os riscos na área interditada no Jardim Brasilândia.

Defesa Civil de Franca interditou dez imóveis por causa de deslizamento de terra (Foto: Reprodução/EPTV)

A Defesa Civil de Franca interditou ao menos dez casas atingidas por um deslizamento de terra na Rua Mariana, no Jardim Brasilândia. A área faz divisa com um morro e foi castigada durante um temporal nos últimos dias.

Por causa do risco de os imóveis desmoronarem, as famílias desalojadas estão em casas de parentes ou em um hotel custeado pela Prefeitura. Segundo a administração municipal, um laudo técnico está sendo preparado para estabelecer novas providências.

Segundo notícia do repórter Kelvin Mello, publicada pelo portal G1 Ribeirão e Franca, apesar do susto, não há registro de feridos. A família da aposentada Aparecida Donizete da Silva é uma das afetadas pela interdição.

“Estou ficando na minha filha aqui perto, meu neto mandei para o [Jardim] Portinari, meu filho está pousando no [Jardim] Palma. Mas desse jeito a gente não pode ficar. A gente está vendo se arruma alguma casa, mas está difícil”, conta a aposentada.

‘Vida está parada’

Florinda Eliane de Lima é pespontadeira, mas não trabalha desde que houve o deslizamento, no domingo (08). A rotina, segundo Florinda, foi alterada radicalmente em função do incidente.

“Tivemos que sair correndo para ir ao hotel. E está tudo abandonado. Tem que parar a vida, estava trabalhando e não posso trabalhar mais. Vida está parada”, lamenta a pespontadeira.

Próximos passos

A Prefeitura de Franca abriu licitação para contratar empresa responsável por avaliar os riscos na área interditada no Jardim Brasilândia.

A expectativa é que o anúncio da empresa vencedora aconteça nesta sexta-feira (13), de acordo com informações apuradas pela EPTV, afiliada da TV Globo.

“Enquanto [a interdição] persistir, a prefeitura vai continuar acompanhando ou pagando aluguel social às famílias proprietárias [dos imóveis afetados]. As que pagam aluguel hoje serão orientadas a procurar um novo imóvel para fazer a mudança o mais rápido possível”, finaliza Nicola Rossano Costa, secretário municipal de Infraestrutura.


+ Cotidiano