Dama e Xadrez: Centro Francano é referência na formação de atletas

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 10 de abril de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Hoje, são atendidos em torno de 130 alunos, entre xadrez e de damas, mas a capacidade do centro é para 360 atletas

Centro Francano de Xadrez e Damas funciona no Poliesportivo e foi inaugurado em 2021

 

O Centro Francano de Xadrez e Damas, inaugurado em junho de 2021, no Complexo Poliesportivo (abaixo do ginásio ‘Amaury Destro’) tem se tornado referência no ensino e no desenvolvimento de talentos.

Prova disso, são os três títulos conquistados no Campeonato Paulista de Menores de Xadrez pelos atletas Larissa Vitória Xavier Castro (Sub-18) e os irmãos Ravy Diniz Pinto (Sub-16) e Rian Diniz (Sub-14).

Segundo o técnico da equipe, Leonardo Arduini, estes atletas são a segunda geração de enxadristas e têm trazido muitos frutos, representando a cidade em campeonatos regionais e fora também.

“Franca hoje é referência na formação de atletas no interior do Estado. Já temos nosso centro de desenvolvimento de talentos no Ginásio Poliesportivo e em alguns núcleos espalhados na cidade”, disse.

De acordo com Leonardo, em outras cidades, as iniciativas são sempre individuais dos pais custeando aulas particulares.

“Para nós, é um orgulho termos este centro com ensino gratuito, com investimentos do poder municipal”. Franca tem o primeiro centro municipal da modalidade mantido pelo poder público no Brasil.

Segundo o técnico, são esportes que impulsionam e despertam as habilidades cognitivas das pessoas, como o raciocínio lógico, memória e análise de problemas.

Hoje, são atendidos em torno de 130 alunos, entre xadrez e de damas, mas a capacidade do centro é para 360 atletas.

As aulas acontecem em todos os níveis. “De segunda a quinta-feira, à noite, temos atividades de promoção da saúde para adultos, que queiram aprender xadrez e damas. Já as aulas exclusivas de iniciação são às quartas-feiras e aos sábados de 8 às 10h30. Além disso, temos para atletas e jogadores amadores, simulações de torneio no sábado, à tarde.

Atletas da modalidade Damas já têm compromisso no calendário. No dia 27 de abril, a equipe participará de um torneio, em Macaubal.

A equipe também está ingressando na Liga Brasil de Jogo de Damas e nas competições da Secretaria Estadual de Esportes, como Jogos da Juventude (Sub-18), Jogos Regionais e Jogos Abertos (Sub-21).

Onde praticar

Além do Centro de Treinamento de Xadrez e Damas no Complexo Poliesportivo, que poderá ser visitado de segunda a quinta-feira, das 19 às 22 horas e aos sábados, das 8 às 10h30, existem outros núcleos espalhados pela cidade, como no Leporace (Pracinha da Cultura), na E.E Maria Cintra, no Jardim Cambuí, na E.E Vicente Minicucci, no Recanto Elimar e na E.E Suely Machado, no Jardim Brasilândia.

O interessado poderá fazer a inscrição no site da FEAC, no link, https://apppublico.com.br/feacfranca.sp.gov.br/?menu=noticia_detalhe&id=4106 e já comparecer para a primeira aula, confirmando a inscrição. Não existe idade inicial para começar a aprender xadrez e damas.


+ Esportes