Covid em Franca: Prefeitura pesquisa para saber qual velocidade de expansão do vírus

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 10 de junho de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com o agravamento da pandemia, surgiu a necessidade de um estudo para avaliar a velocidade de expansão do coronavírus em Franca.

A primeira parte do estudo já foi concluído e agora os resultados serão tabulados para saber a velocidade de contaminação em Franca

A Secretaria de Saúde de Franca concluiu a coleta de material sorológico para um estudo de Covid-19 na cidade.

Com o agravamento da pandemia, surgiu a necessidade de avaliar qual a velocidade de contaminação e expansão do coronavírus em Franca.

As autoridades da área de saúde consideraram que é preciso saber a proporção de pessoas já infectadas pelo vírus SARS-Cov-2, analisar a velocidade de expansão da infecção e estimar o percentual de infectados, que apresentaram ou não sintomas da doença, em pacientes não vacinados, iniciado no último dia 2, deste mês.

Este trabalho foi dividido em duas etapas, com a notificação e a realização de testes rápidos IgG/IgM Covid-19, em pacientes que buscam atendimento em unidades da rede municipal de saúde, desde que tenham disponibilidade para participar.

Agora vem a tabulação de todos os dados do estudo, que terá acompanhamento das autoridades sanitárias da Central de Monitoramento.

Segundo a Secretaria de Saúde, o inquérito sorológico vai contemplar, por meio de seleção aleatória, 1.500 pessoas que moram em Franca, excluindo as hospitalizadas ou que já tenham recebido a primeira dose da vacina para a Covid-19.

Todos os testes serão notificados às autoridades competentes, conforme portarias ministeriais, o resultado do exame será informado à pessoa e os dados armazenados serão mantidos para análise estatística ou fornecidos para fins de pesquisa científica.

Em caso de resultado positivo, o paciente será encaminhado para atendimento médico.


+ Saúde