Coronavírus pode infectar pênis, testículos e próstata, aponta estudo americano

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 10 de março de 2022 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dores testiculares, disfunção erétil e outros sintomas podem ser consequências da infecção por Sars-CoV-2, indica estudo americano

Durante uma pesquisa para identificar como a infecção do Sars-CoV-2 age no pulmão e na parte superior do nariz, cientistas da Escola de Medicina Feinberg, da Universidade Northwestern, nos EUA, acharam sinais da infecção no trato genital masculino de macacos-rhesus infectados.

Ainda sem revisão de pares, a pesquisa foi disponibilizada no bioRxiv e pode ajudar a entender casos de disfunção erétil e infertilidade em homens que tiveram Covid-19.  A notícia foi publicada pela revista Galileu.

O objetivo inicial do exame era acompanhar a infecção nasal e pulmonar provocada pelo Sars-CoV-2  em animais, o que poderia ajudar a entender por que muitos humanos se queixam da perda de olfato e paladar causadas pela Covid-19. Contudo, as imagens do PET apontaram também para outras consequências da doença.

Vascularização testicular

Na sequência de imagens do exame, foi possível identificar que o vírus afetou a próstata e, principalmente, os testículos e a vascularização testicular dos macacos infectados.

“Esses resultados indicam que a dor testicular, a disfunção erétil, o hipogonadismo [mal funcionamento das gônadas], a redução da contagem e da qualidade de espermatozóides e a diminuição da fertilidade associada à infecção por Sars-CoV-2 são uma consequência direta da infecção das células do trato reprodutor masculino, e não mecanismos indiretos, como febre e inflamação”, alega Thomas Hope, professor de biologia celular e desenvolvimento da Universidade Northwestern, em nota.

Estudos clínicos indicam que de 10% a 20% dos homens que tiveram Sars-Cov-2 apresentam disfunção genital. Por isso, recomenda-se que as dezenas de milhões de homens infectados, especialmente aqueles que enfrentaram quadros graves, devem avaliar sua fertilidade e saúde sexual para realizar tratamentos preventivos ou imediatos.


+ Saúde