Convenção do PL dá outra vaga de deputado estadual à região: Cristiany de Castro

  • Robson Leite
  • Publicado em 21 de julho de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cristiany foi candidata a deputada nas últimas eleições legislativa, tendo um bom desempenho para quem disputou o cargo pela primeira vez.

A realização da convenção do PL, de modo virtual, confirmou o que se comentava nos meios políticos há algum tempo. A região de Franca terá mais uma vaga para disputar a Assembleia Legislativa.

A vaga foi destinada à advogada Cristiany de Castro, que sairá candidata por São José da Bela Vista, embora tenha sua base de trabalho dimensionada em todo o Estado de São Paulo.

Nos meios políticos a decisão não foi surpresa, principalmente porque Cristiany de Castro atua como secretária executiva da Frente Parlamentar em apoio às APAES.

Além disso, Cristiany foi candidata a deputada nas últimas eleições legislativa, tendo um bom desempenho para quem disputou o cargo pela primeira vez.

Quem é

Advogada formada pela Faculdade de Direito de Franca, Cristiany de Castro tem pós-graduação em Direito Empresarial e mestrado em Políticas Públicas pelo Uni-Facef Franca.

Há mais de 14 anos atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Foi Procuradora Jurídica da APAE de Franca e da FEAPAES-SP. Por dois mandatos, foi presidente da FEAPAES-SP (2015/2017 e 2017/2020.

Dentre seus trabalhos, destaca-se a mobilização das APAES do Estado na Assembleia Legislativa em defesa do aumento per capita pago pelo Estado para a educação especial, sobressaindo sua posição em defesa das escolas de educação especial mantidas pelas APAES para todas as pessoas com deficiência que não conseguem se beneficiar da rede regular.

Trabalho efetivo

É conhecida também sua posição em defesa da parceria direta com o governo do Estado na área da Assistência Social com o objetivo de atender o público com idade superior a 30 anos.

Bastante conhecida no Estado, Cristiany de Castro foi a responsável pela criação do Fundo de Projetos da FEAPAES-SP, tendo repassado valores de R$ 20 mil para mais de 200 APAES.

Foi quem instituiu a transferência direta da FEAPAES-SP para as APAES da venda de títulos de capitalização.

Além disso, foi a responsável pela criação do UNIAPAE-SP, maior plataforma de capacitação para profissionais das APAES.


+ Política