Consulta ao saldo do PIS/PASEP 2024 dos trabalhadores já pode ser feita online

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 26 de dezembro de 2023 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Chegando próximo à data de pagamento em 2024, os brasileiros se perguntam quais são as condições para a solicitação do auxílio

O PIS/PASEP é um dos programas mais solicitados pelos trabalhadores CLT do país. O seu valor é considerado um abono salarial, tendo em vista que é um suporte pontual avaliado no valor do salário mínimo em vigência.

Confira como fazer a consulta deste benefício de forma online.

Entre os benefícios cedidos aos trabalhadores que possuem a carteira assinada, o PIS/PASEP é um dos mais conhecidos.

Isto porque ele pode ser solicitado por trabalhadores do regime privado e também do serviço público. Porém, existem algumas condições para que o trabalhador consiga solicitar os valores.

Chegando próximo à sua data de pagamento em 2024, os brasileiros estão se perguntando quais são as condições para a solicitação do auxílio.

Desta forma, veja quais são estes requisitos solicitados pelo regime CLT e também pelo governo federal para que haja o depósito.

Requisitos

É necessário estar em dia com a Justiça do Trabalho;

É fundamental exercer a sua profissão com a carteira de trabalho assinada há pelo menos cinco anos;

Ter um salário mensal inferior à dois salários mínimos (R$ 2.640);

Ter trabalhado ao menos um mês (30 dias) no ano base levantado.

Quem efetua o pagamento do PIS/PASEP?

O PIS/PASEP é conhecido de forma conjunta, mas é a parceria de dois programas. O Programa de Integração Social (PIS) é feito aos trabalhadores que exercem a sua profissão de carteira assinada e trabalham no regime privado, como em empresas, comércio, entre outros.

Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é dedicado aos servidores públicos do país. Por exemplo, os servidores públicos em suas diversas esferas.

Aqueles brasileiros que recebem o PIS são contemplados pela Caixa Econômica Federal. Enquanto isto, os cidadãos que recebem o PASEP são pagos pelo Banco do Brasil.

Segundo o portal FDR, os bancos estatais conseguem efetuar a quitação deste benefício de forma organizada e planejada.


+ Economia