Conheça aqui três truques para cortar a cebola sem chorar: infalíveis

  • Salvador Netto
  • Publicado em 7 de dezembro de 2020 às 19:50
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 10:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Gás sulfóxido de tiopropanal é o responsável por aquelas lágrimas que saem no ato de cortar o bulbo

Já sabe o que te espera: começa a cortar a cebola, os olhos ardem e as lágrimas teimam em cair. isso de deve ao gás sulfóxido de tiopropanal, conforme explica um artigo publicado no portal “Tudo Gostoso”.

Este resulta da reação entre uma enzima e outras substâncias presentes na cebola. Ao ser cortado, esses compostos e a referida enzima entram em contato uns com os outros, formando, consequentemente o gás que causa as lágrimas.

Eis, de acordo com o portal “Tudo Gostoso”, três truques para não chorar na sua próxima aventura culinária que envolva cebola:

Água gelada
De forma a evitar que o gás seja libertado enquanto corta o vegetal, deixe-o de molho em água gelada durante aproximadamente meia hora antes de usar a faca. Se cortar a cebola dentro de um recipiente com água, o resultado será ainda mais eficaz.

Coloque a cebola no congelador
Deixe a cebola entre 10 a 15 minutos no congelador antes de cortá-la. Ao ficar mais dura e gelada, as enzimas não entram em contato com os compostos que forma o gás sulfóxidodetiopropanal, impedindo que as lágrimas lhe invadam os olhos.

Água na boca
Sim, leu bem. Coloque um pouco de água na boca e deixe-a lá enquanto corta a cebola. O gás expelido do alimento vai reagir à água dentro da boca, e não nos seus olhos.