Congresso Médico do Uni-Facef trouxe especialista pioneiro em técnica cirúrgica

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 6 de novembro de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Neurocirurgião que fez a primeira cirurgia de separação de gêmeas xifópagas, na América Latina, fez abertura de congresso de Medicina do Uni-FACEF

O neurocirurgião Ricardo Santos de Oliveira fez a palestra de abertura do Congresso Médico Estudantil de Franca

Com mais de quarenta palestras sobre diversos temas e apresentação de pesquisas acadêmicas, o II COMEF — Congresso Médico Estudantil de Franca — do Uni-FACEF, atingiu seus objetivos de proporcionar aos participantes uma oportunidade de aprendizado e de contribuição para a formação profissional.

A palestra de abertura do evento, na manhã de sexta-feira (05), foi ministrada pelo neurocirurgião Ricardo Santos de Oliveira.

Com o tema “Cirurgia de Separação das Xifópagas”, uma cirurgia realizada pelo médico no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, em 2018, pela primeira vez na América Latina.

A mediação foi realizada pelo chefe do Departamento de Medicina, médico Frederico Alonso Sabino de Freitas,

Importância

Participar de congressos na área médica possibilita troca de experiência, atualização sobre técnicas e tendências, além de conhecer os avanços tecnológicos na medicina, entre outros benefícios.

O COMEF, que está em sua segunda edição, tem o objetivo de fortalecer o ambiente acadêmico e oferecer uma vasta gama de oficinas e palestras sobre os principais e mais atuais temas da prática em saúde.

Além disso, busca promover o intercâmbio entre as várias faculdades de ciências da saúde da região de Franca e de outras regiões, para possibilitar uma rede de compartilhamento de novas experiências e vivências, agregando o saber como uma virtude.

O palestrante

Livre Docente do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina da USP-Ribeirão Preto (SP), Ricardo Santos de Oliveira tem vasta experiência em Neurocirurgia Pediátrica e Neuroncologia, além de ser pesquisador na área.

Em 2018, depois de um ano e meio de preparo e de 20 horas de cirurgia, as gêmeas Maria Ysabelle e Maria Ysadora forma, enfim, separadas.

O médico Ricardo Oliveira relatou, em sua participação na abertura do II COMEF, aquela experiência que foi um desafio para a cirurgia neuropediátrica.


+ Educação