Confira quais são os investimentos na Saúde anunciados por Alexandre Ferreira

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 28 de maio de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O prefeito Alexandre Ferreira anunciou ações, obras e investimentos na área da saúde, com o objetivo de atender a demanda crescente de pacientes e a oferta de serviços públicos

Prefeito Alexandre Ferreira anunciou uma série de medidas, ações e investimentos na área da Saúde

 

O prefeito Alexandre Ferreira anunciou na última sexta-feira, 27, em cerimônia realizada no Gabinete, ações, obras e investimentos na área da saúde, com o objetivo de atender a demanda crescente de pacientes e a oferta de serviços públicos.

Durante seu pronunciamento, transmitido pela página oficial da Prefeitura no Facebook, o prefeito enfatizou que a quantidade de pessoas atendidas nas unidades de urgência e emergência cresceu consideravelmente, se comparado ao ano anterior.

Só para se ter uma ideia, no Pronto-Socorro Infantil foi registrada uma alta de 128% nos atendimentos, passando de 14 mil, no ano passado para 32 mil, neste ano.

Entre janeiro e abril deste ano, 197 mil passaram pelas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) e Prontos-Socorros, o que representa um aumento de 41%, a mais que o mesmo período de 2.021.

Dentre as medidas anunciadas, está a contratação de novos servidores, sendo 75 técnicos de enfermagem e enfermeiros, cujo projeto foi aprovado, em segunda votação pela Câmara Municipal nesta semana e o edital de convocação foi publicado no Diário Oficial.

Os novos servidores terão prazo até a próxima segunda-feira, 30, para se apresentarem a Divisão de Pessoal e Recursos Humanos, visando assumir as vagas.

Desde o início desta administração, já foram contratados 275 novos servidores efetivos concursados para a saúde pública.

As melhorias realizadas nas estruturas físicas dos Prontos-Socorros também são ações importantes para garantir melhor acolhimento e humanização no atendimento à população.

Recentemente foi ampliada a recepção do Pronto-Socorro Infantil e está em andamento, a reestruturação da ala de enfermaria, que terá a capacidade de leitos duplicada, passando de 7 para 14 leitos de observação de pacientes.

Na unidade também foi instalada uma farmácia para a distribuição de medicamentos, semelhante a existente no Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”, possibilitando que os pacientes saíam com os remédios prescritos pelos médicos.

Novas Unidades e Hospital Regional

Sobre a construção de novas unidades, Alexandre Ferreira destacou a aplicação de investimentos superiores a R$ 10 milhões para a execução de três UBS (Unidades Básicas de Saúde), que vão beneficiar os bairros City Petrópolis, cuja empresa vencedora poderá ser conhecida no próximo dia 8, além dos Jardins Paraty e São Domingos, com projetos concluído e em fase de conclusão, respectivamente.

Alexandre Ferreira anunciou também que estão previstas as construções de outras duas novas UBS’s, um novo NGA que, após ser inaugurado, vai possibilitar que o prédio seja transformado em hospital infantil, além de uma nova UPA, para atender a região Leste-Centro.

O projeto arquitetônico para o novo prédio do NGA, que será construído próximo à Secretaria de Meio Ambiente já está em elaboração.

Segundo o prefeito, são medidas importantes que precisam ser feitas e com urgência, tendo em vista que, nos últimos anos, a cidade não recebeu investimentos na saúde.

“Estamos resolvendo problemas que ficaram sem respostas nos últimos anos, quando nenhuma nova unidade de saúde foi construída, além dos contratempos causados pela pandemia da Covid-19”, explicou.

O chefe do Executivo também falou sobre a construção do Hospital Regional, recentemente aprovado pelo Governo do Estado, cuja área já está definida na Avenida São Vicente.

Segundo ele, já foi feita a sondagem do terreno e está em andamento, o laudo técnico de avaliação pela Vigilância Sanitária. O próximo passo será a abertura da licitação pelo Governo do Estado.

Cirurgias Eletivas e Consultas

Alexandre Ferreira também falou sobre as cirurgias eletivas e informou que já foram realizadas neste ano, aproximadamente, 2.500 cirurgias de catarata, com verba de emendas impositivas dos vereadores.

Para este mês, estão previstos mais 250 procedimentos e confirmou que Franca será contemplada com o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, anunciado pelo Governo do Estado nesta semana.

Sobre as consultas de ginecologia, Ferreira destacou que a partir deste sábado, 28, e nos próximos, servidores da secretaria irão entrar em contato com as pacientes para agendar as consultas, que serão feitas em até 15 dias.

O motivo para realizar este contato aos sábados é para que as pacientes possam ter mais tranquilidade para atender ao chamado da Prefeitura e ter o agendamento de suas consultas. Por isso, é fundamental manter o cadastro atualizado nas UBS.

Segundo ele, serão oferecidas 3 mil consultas a partir deste mês de junho até agosto, pelo Programa ‘Mais Consultas’, que desde que foi implantado, em dezembro do ano passado, contabilizou 5.896 consultas agendadas, porém 2.318 mulheres deixaram de comparecer, o que representa uma abstenção de 41%.

Aparelhos Auditivos e Qualificação

Durante seu pronunciamento, o prefeito também falou sobre o Programa ‘Alegria em Ouvir’, que com o auxílio dos vereadores, por meio da destinação de emendas impositivas, já entregou 2.037 aparelhos auditivos.

Para o próximo mês, a previsão é distribuir mais 421 próteses, onde o objetivo é zerar a demanda reprimida.

Alexandre Ferreira também anunciou que Franca será contemplada pelo Programa PET Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) do Ministério da Saúde, que objetiva a qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área.

De acordo com ele, este projeto será desenvolvido em parceria com as Faculdades de Medicina e Enfermagem do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef).


+ Cotidiano