Compras online: Veja 8 dicas para comprar de forma segura pela internet

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 26 de junho de 2023 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialista revela os principais cuidados para proteger seus dados e não ser vítima de golpes ao fazer compras online

Muitas pessoas optam por comprar pela internet pela praticidade, mas é preciso cuidado – foto Freepik

 

Comprar pela internet é prático, rápido e fácil, por isso, muitas pessoas preferem este meio na hora de adquirir um novo produto.

No entanto, ao fazer compras online é importante tomar alguns cuidados para realizá-la de forma segura.

Para te ajudar a proteger suas informações pessoais e financeiras, Marcelo Martins, diretor de tecnologia no GetNinjas, aplicativo para contratação de serviços do Brasil, separou dicas valiosas para realizar essas operações com segurança.

1. Compre em sites confiáveis

Opte por lojas virtuais conhecidas e confiáveis. Verifique se o site possui um certificado de segurança (https://) e um cadeado visível na barra de endereço.

Evite fazer compras online em sites desconhecidos ou suspeitos.

2. Verifique a reputação da loja online

Consulte sites como Procon, Reclame Aqui, Ebit e Consumidor.org.br, para acompanhar reclamações, resoluções de problemas envolvendo a loja.

As redes sociais também são úteis para descobrir possíveis golpes, já que os consumidores costumam compartilhar experiências e opiniões sobre a loja nelas.

3. Use senhas fortes e únicas

Crie senhas fortes para suas contas de compras online. Use uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Evite utilizar senhas óbvias e fáceis de adivinhar. Além disso, use senhas diferentes para cada loja virtual que você utiliza.

4. Atualize seu software de segurança

Mantenha seu dispositivo protegido com um software antivírus atualizado. Isso ajudará a detectar e bloquear ameaças cibernéticas, como malwares e phishings, por exemplo.

5. Evite redes wi-fi públicas

Ao fazer compras online, evite usar redes wi-fi públicas, como as de cafés, aeroportos e shoppings. Essas redes podem ser inseguras e expor suas informações pessoais.

Prefira fazer compras usando uma conexão de internet segura e confiável em casa ou em redes privadas.

6. Verifique a política de privacidade

Antes de fazer uma compra, verifique a política de privacidade do site para entender como suas informações pessoais serão tratadas.

Certifique-se de que o site protege suas informações e não as compartilha com terceiros sem seu consentimento.

7. Utilize métodos de pagamento seguros

Opte por métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito com proteção contra fraudes. Evite fornecer informações financeiras confidenciais por e-mail ou mensagens não seguras.

Além disso, considere o uso de serviços de pagamento online confiáveis, como PayPal, que oferecem camadas adicionais de segurança.

8. Monitore suas transações

Mantenha um registro das suas transações online. Verifique regularmente o extrato do seu cartão de crédito ou conta bancária para identificar qualquer atividade suspeita.

Se encontrar algo irregular, entre em contato imediatamente com sua instituição financeira.

*Informações Alto Astral


+ Cotidiano