Como diferenciar covid da gripe comum, apesar dos sintomas cada vez mais parecidos

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 25 de julho de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A maioria das pessoas infectada com covid nem sequer sabe ou só se dá conta quando vai ao hospital fazer uma cirurgia programada.

Longe do que muitos podem pensar nos dias de hoje, o fato de os sintomas da covid tornarem quase impossível distinguir essa doença de outras causadas por vírus respiratórios como a gripe não significa que devemos deixar de nos preocupar ou proteger os mais vulneráveis.

Especialistas alertam que as taxas de infecção continuam muito altas entre a população e que, embora as vacinas impeçam o desenvolvimento de um quadro grave de covid entre os imunizados, as pessoas mais vulneráveis, como os maiores de 65 anos ou imunossuprimidos, continuam em risco.

Como distinguir covid da gripe?

Segundo notícia da BBC News Brasil, dor de garganta, dor de cabeça, coriza, nariz entupido e tosse são alguns dos principais sintomas que podem indicar um quadro de covid-19.

Então, como saber se o que você está sofrendo é gripe ou covid? Não é possível. A única maneira de descobrir é fazendo um teste. Embora, segundo especialistas, se você está sofrendo atualmente com algum desses sintomas, é mais provável que você tenha o coronavírus.

“A covid pode ter todos os tipos de sintomas. Pode variar desde não apresentar nenhum sintoma até apresentar alguns muito semelhantes aos da gripe”, explica Salvador Peiró, médico especialista em saúde pública e pesquisador em farmacoepidemiologia da Fisabio, uma fundação de pesquisa biomédica na Espanha.

Segundo o especialista, a grande maioria das pessoas que está infectada com covid nem sequer sabe ou só se dá conta quando vai ao hospital fazer uma cirurgia programada.

“Na verdade, entre 20 e 25% das pessoas não apresentam sintomas. Outras têm sintomas muito leves, como corrimento nasal e uma leve dor de garganta, que podem ser confundidos com uma alergia ou outra coisa, mas dão positivo. A covid pode simular praticamente qualquer condição, embora, no momento, quase tudo que vem desses sintomas inespecíficos seja geralmente covid.”

Gravidade

Embora atualmente muitas pessoas passem pela covid sem grandes problemas porque são vacinadas ou já tiveram a doença anteriormente, outras continuam desenvolvendo sintomas graves e terminam no hospital.

“A verdade é que temos de tudo. Temos muitas pessoas assintomáticas, com sintomas mínimos, pessoas que têm um quadro que parece gripe e pessoas que continuam tendo pneumonia.”


+ Saúde