Com chás obtidos de plantas comuns, desconforto e dor da prisão de ventre são resolvidos
Com chás obtidos de plantas comuns, desconforto e dor da prisão de ventre são resolvidos
Os chás de ervas são uma ótima alternativa caseira para ajudar a eliminar os gases intestinais, diminuindo o inchaço e a dor, e podem ser tomados assim que os sintomas aparecem ou na rotina diária.
Além dos chás, também é importante praticar exercícios físicos, beber bastante água e fazer uma alimentação leve à base de sopas, verduras, legumes e frutas, evitando alimentos que causam gases, como feijão, batata, repolho e couve-flor.
Quem tem com frequência o acúmulo de gases sabe o quanto é incômodo este tipo de situação. Veja, a seguir, chás caseiros e poderosos contra a prisão de ventre:
1. Chá de hortelã-pimenta
A hortelã-pimenta é uma das plantas que parece ter maior efeito sobre o excesso de gases devido ao seu efeito carminativo, tendo até vários estudos que comprovam sua eficácia na redução de sintomas intestinais em pessoas com síndrome do intestino irritável.
Além disso, esta planta também tem efeito relaxante que ajuda a diminuir a tensão nos músculos do sistema digestivo, facilitando a liberação de gases.
Ingredientes
• 6 folhas frescas de hortelã-pimenta ou 10 gramas de folhas secas;
• 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Juntar os ingredientes em uma xícara e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber 3 a 4 vezes por dia, ou sempre que necessário.
O ideal é que a hortelã-pimenta seja colhida pouco tempo antes de fazer o chá, para obter o melhor resultado, no entanto, também pode ser usada na sua forma seca.
2. Chá de erva-doce
Esta é outra planta muito bem estudada para reduzir a quantidade de gases intestinais e que é utilizada em diversas culturas para esse fim. Além de diminuir a quantidade de gases, a erva-doce também evita as cólicas abdominais e alivia a dor de estômago.
Ingredientes
• 1 colher (de sopa) erva-doce;
• 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Colocar a erva-doce em uma xícara e cobrir com a água fervente. Deixar repousar por 5 a 10 minutos, esfriar, coar e beber a seguir, fazendo isso de 2 a 3 vezes por dia após as refeições.
A erva-doce é bastante segura e pode até ser usada para tratar cólicas em bebês, no entanto, o ideal é conversar com o pediatra antes de utilizar.
3. Chá de erva-cidreira
A erva-cidreira também é muito utilizada na medicina popular para tratar excesso de gases e outros distúrbios digestivos. Esta planta possui óleos essenciais, como o Eugenol, que ajudam a aliviar a dor e a reduzir o surgimento de espasmos musculares, contribuindo para a menor formação de gases.
Ingredientes
• 1 colher (de sopa) de folhas de erva-cidreira;
• 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar as folhas na xícara de água fervente, tampar e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coar e beber 2 a 3 vezes por dia. É importante não adicionar açúcar ou mel, pois eles também favorecem a produção de gases.
Veja mais sobre os chás para combater os gases no vídeo a seguir: