Começa nesta 2ª-feira (17): Franca terá outros 3 locais para atender Covid e gripes

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 16 de janeiro de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Secretaria de Saúde irá retomar o trabalho de telemonitoramento de pacientes, com apoio de agentes comunitários de saúde.

A Unidade Básica de Saúde do Jardim Luiza passa a atender casos exclusivos de síndrome respiratória, nesta segunda-feira (17)

A partir desta segunda-feira (17), entram em vigor as novas medidas de enfrentamento à Pandemia de COVID-19 em Franca.

As UBS’s do Jardim Luíza, Santa Clara e Jardim Brasilândia passam a atender exclusivamente casos suspeitos de COVID-19 e Síndromes Gripais, incluindo a realização de testes.

O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A Prefeitura adquiriu mais de 24 mil novos testes e outros seis mil devem ser enviados pelo Governo do Estado nos próximos dias.

As ações foram anunciadas pelo prefeito Alexandre Ferreira na última quinta-feira (13).

Consultas transferidas

Ele esclareceu que as pessoas com consultas de rotina agendadas nessas três unidades não precisam se preocupar, pois as equipes da Secretaria da Saúde entrarão em contato com os pacientes para informar sobre a transferência dos atendimentos para as UBS’s mais próximas.

Durante o pronunciamento, Alexandre Ferreira explicou que a procura por atendimento no Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz” aumentou muito nas últimas semanas.

Desde o final de dezembro, foram mais de 45 mil pacientes atendidos nos Prontos-socorros e UPA’s da rede pública municipal.

Somente na quinta-feira (13), foram registrados 263 novos casos positivos de COVID-19 e outros 590 suspeitos, de acordo com a Secretaria de Saúde.

Dose adicional

Mesmo com as doses sendo disponibilizadas diariamente nas UBS’S e nos programas da ESF’s (Estratégia de Saúde da Família), aproximadamente, 95 mil pessoas estão com a segunda dose ou a dose adicional em atraso. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, 85% das pessoas já tomaram a primeira dose da vacina, 77% receberam segunda dose e 25% receberam a dose de reforço.

Entre as ações colocadas em prática pela Prefeitura, o prefeito destacou a ampliação física da estrutura do PS, com a instalação de uma tenda em área anexa à unidade e a contratação de mais profissionais.

Síndrome gripal

“Transformamos o Pronto-Socorro em atendimento exclusivo de Síndrome Gripal e COVID-19, além disso, contratamos 80 novos técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde que já estão atuando nas unidades da rede municipal“, ressaltou o prefeito.

A Secretaria de Saúde irá retomar o trabalho de telemonitoramento de pacientes, com apoio de agentes comunitários de saúde. O objetivo é verificar o avanço da doença.

Por último, o Prefeito pediu a colaboração de todos, solicitando que continuem com medidas preventivas, usando máscaras, álcool em gel e evitando aglomerações.


+ Saúde