Com vagas quase esgotadas, região de Franca vai contar com 10 novos leitos de UTI

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 11 de fevereiro de 2021 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com isso, a cidade passará a contar com 57 vagas de alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS) para casos de coronavírus

Leito de UTI no AME de Franca — Foto Jefferson Severiano Neves EPTVLeito de UTI no AME de Franca — Foto Jefferson Severiano Neves EPTV

 

A região de Franca passa a contar com mais dez leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para tratar pacientes graves de Covid-19 a partir desta quinta-feira (11).

Segundo o prefeito de Franca (SP), Alexandre Ferreira (MDB), serão disponibilizadas cinco vagas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e mais cinco na Santa Casa de Ipuã (SP).

A previsão, segundo o prefeito, é que outros cinco leitos sejam abertos no AME de Franca na próxima semana.

Com isso, a cidade passará a contar com 57 vagas de alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS) para casos de coronavírus.

Na quarta-feira (10), dos 42 leitos públicos disponíveis em Franca, 40 estão ocupados. Por causa da baixa oferta, pacientes têm esperado dias pela internação.

A alta taxa de ocupação de UTIs desde o fim de janeiro tem contribuído para deixar a região na fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restrita e que permite apenas o funcionamento de atividades consideradas essenciais.

Segundo dados da Fundação Seade, o índice chega a 81,1%.

Na terça-feira (9), o prefeito de Franca esteve reunido com prefeitos e representantes dos 21 municípios da Diretoria Regional de Saúde (DRS 8) para debater soluções que contribuam para o aumento da oferta de leitos.

Durante a reunião, Alexandre Ferreira apresentou uma proposta de pleitear junto ao governo do estado a implantação de um hospital de campanha regional, exclusivo para o tratamento da Covid-19, com estrutura de UTI e enfermaria.

Franca somava 17.121 casos positivos da doença e 301 óbitos, segundo boletim epidemiológico divulgado na noite de quarta-feira (10).

Vacina

Segundo dados da Prefeitura, até a manhã da quarta-feira, 9.294 pessoas tinham sido vacinadas contra a Covid-19.

Além da abertura de novos leitos de internação, os imunizantes, de acordo com o prefeito, podem ajudar a reduzir a gravidade da situação na cidade.

Os idosos são a maioria das pessoas internadas nas UTIs.

O prefeito Alexandre Ferreira afirma que a cidade aguarda para esta quinta-feira a chegada de mais doses para começar a imunizar a população que tem entre 85 e 89 anos.

*Informações G1


+ Saúde