Com superlotação, PS Infantil de Franca tem crianças aguardando atendimento no chão

  • Nene Sanches
  • Publicado em 2 de maio de 2022 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo a Secretaria de Saúde de Franca, um dos médicos de plantão passou mal no domingo (1º) e não houve substituição.

Morador flagra crianças esperando por atendimento no PS Infatil superlotado em Franca (Foto: Reprodução/EPTV)

Crianças e bebês, com os respectivos responsáveis, precisaram esperar até seis horas por uma consulta no Pronto Socorro Infantil ‘Magid Bachur Filho’, em Franca, por conta da superlotação.

Na noite de domingo (1º), os pacientes chegaram a ficar no chão da unidade enquanto não recebiam atendimento médico.

A situação do PS foi registrada em vídeos por moradores da cidade. As imagens circulam nas redes sociais e mostram adultos e crianças ao lado de fora do PS, além dos espaços internos lotados.

Maior complexidade

Segundo o portal G1 e a EPTV, a secretaria de Saúde de Franca informou que no domingo foram registrados muitos atendimentos de maior complexidade, exigindo uma atuação mais intensa por parte das equipes, e um dos médicos escalado para plantão passou mal e não houve tempo para substituir o profissional.

A pasta ainda informou que aos finais de semana a demanda é maior porque pacientes de municípios da região que não dispõem de atendimento de urgência vão para Franca.

Segundo a pasta, na comparação entre abril deste ano com o mesmo mês no ano passado, houve crescimento de 300% de atendimentos no PS.

A orientação, segundo a secretaria, é que, em casos de sintomas leves, os pais ou responsáveis agendem atendimento com pediatra nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde a criança pode ser acompanhada com o profissional mais próximo de sua residência.


+ Saúde