Com onda de calor, busca por piscina plástica cresce 450% e por ar-condicionado 525%

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 16 de novembro de 2023 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apuração foi feita nos últimos sete dias. A tendência é que a procura pelos itens continue subindo, principalmente com a aproximação da Black Friday

Busca por ar-condicionado aumentou mais de 500% nos últimos 7 dias – foto Freepik

 

O aumento das temperaturas ganhou força na última semana em várias regiões do Brasil, gerando não só uma onda de calor, como uma onda de brasileiros em busca de pesquisar valores, marcas e benefícios de aparelhos de ar-condicionado nas lojas on-line.

Um levantamento mostra que a busca pelo equipamento, nos últimos 7 dias, cresceu cerca de 525%.

Na apuração feita pelo Cuponomia, site e aplicativo que oferece cupons de desconto e cashbacks nas compras on-line, houve aumento também na busca por outros produtos típicos de verão, como a piscina inflável (444%), o tradicional ventilador (369%) e o protetor solar (57%).

Na avaliação de Ivan Zeredo, diretor de marketing do Cuponomia, a procura on-line oferece uma variedade de opções, marcas, comparações de preços e comodidade, “o que se torna ainda mais relevante diante da necessidade imediata de solucionar o desconforto térmico”, diz.

A tendência é que a procura pelos itens continue subindo, principalmente com a aproximação da Black Friday, que esse ano ocorre no dia 24 de novembro e pela previsão da continuidade do calor.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INPE), a onda de calor, que estava prevista para acabar na última quarta-feira, 15 de novembro, deve se estender até sexta-feira, dia 17 de novembro, e voltar com força novamente antes do fim do ano.

Por causa das elevadas temperaturas dos últimos dias, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou na segunda-feira (13), um novo recorde na demanda instantânea de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Às 14h17 foi atingido o patamar de 100.955 MW. Foi a primeira vez na história do SIN em que a carga superou a marca de 100 mil MW. A marca anterior era de 97.659 MW, medida em 26 de setembro deste ano.

Em entrevista, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou que o sistema brasileiro está preparado para lidar com as ondas de calor no país.

Ele admite, no entanto, que “problemas pontuais” podem ocorrer em algumas regiões, especialmente na distribuição de energia em função da sobrecarga de circuitos.

Como não errar na compra do ar-condicionado

Escolher o ar-condicionado ideal é uma decisão que afeta não apenas o ambiente, mas também o bolso da família.

“O custo de um ar-condicionado pode ser mais alto do que apenas o valor da compra inicial. Manutenções frequentes ou tecnologias ineficientes podem impactar negativamente os gastos a longo prazo”, observa a educadora financeira Luciana Ikedo.

Na busca pelo aparelho, os profissionais da Fujitsu General do Brasil, orientam sempre considerar a estrutura da casa e qual o espaço em que o equipamento será instalado.

A compra do modelo errado faz com que o gasto suba de maneira considerável, pois a capacidade do aparelho não fica de acordo com o ambiente de instalação.

Aparelhos split precisam de um cuidado especial na hora de serem instalados. Sempre que possível, consulte um instalador credenciado da fabricante para garantir a instalação correta.

Dessa forma o funcionamento e a vida útil do aparelho não ficam comprometidos.

Limpeza do ar-condicionado

Após a escolha do modelo, uma das maneiras mais fáceis de fazer com que equipamento funcione efetivamente é verificar se a limpeza está em dia.

Outro fator importante é a higienização periódica dos filtros para que impurezas sejam expelidas no ambiente, reforça Takao Matsumura, gerente de engenharia da Fujitsu General do Brasil.

*Informações Valor Investe


+ zero