Com “força-tarefa” política, Hospital Público em Franca pode se tornar realidade

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 27 de setembro de 2021 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Políticos unem forças para buscar hospital público estadual para suprir demanda de Franca e região

Políticos unem forças para buscar hospital público estadual para suprir demanda de Franca e região. Acima, vereador Daniel Bassi e vice-governador, Rodrigo Garcia

Uma das evidências que a pandemia tem deixado no tocante à Saúde de Franca e Região é que a rede de alta complexidade que existe não é suficiente para a demanda.

Atualmente, o grande referencial para este tipo de atendimento é a Santa Casa de Franca.

Mas a instituição tem diversos entraves, como a constante lotação de seus leitos e um eterno déficit financeiro que a impossibilita de absorver toda a demanda de tantos municípios.

Durante o auge da pandemia, que está em um momento de maior controle por parte dos entes públicos, houve filas de pessoas esperando por uma vaga para realização dos tratamentos adequados. Muitas dessas pessoas não resistiram à espera.

Buscando solução

Acompanhando de perto esta situação, o vereador Daniel Bassi tem trabalhado para que Franca receba um hospital público estadual, uma ferramenta potente de saúde pública que certamente ajudará a dar muito mais estabilidade e autonomia para os municípios incluídos na DRS-8, sediada em Franca.

“No ano passado, mesmo antes de assumir como vereador, eu já estava me reunindo com o deputado federal Arnaldo Jardim e solicitando a sua intercessão para que Franca receba um hospital público do Estado”, disse Daniel Bassi.

Na alta cúpula

Já como vereador, em seis de maio deste ano, em uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, entre lideranças políticas da região com o vice-governador, Rodrigo Garcia, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e o deputado Arnaldo Jardim, o assunto foi movimentando novamente por Bassi.

O vereador e o prefeito de Morro Agudo, Dr. Vinicius Cruz de Castro, que também é médico, protocolaram pedido oficial para que o Estado construa um hospital na área da DRS de Franca.

Em 17 de junho, novamente, o vereador oficiou o deputado Arnaldo Jardim solicitando a sua ajuda e interferência para a construção do hospital em Franca.

No dia seguinte, foi encaminhado ofício conjunto do vereador Daniel Bassi e o prefeito de Morro Agudo, Dr. Vinicius, à então diretora da DRS, Lucy Lene Joazeiro, solicitando estudos técnicos embasando o pleito do hospital estadual em Franca.

Finalmente, no dia três de setembro, Bassi protocolou na DRS-8, junto ao novo diretor, Marcelo Mian, a realização do estudo técnico para esta finalidade.

“Estamos pedindo o embasamento para a DRS, mas é nítido que nossa região precisa de um atendimento que complemente o que a Santa Casa já realiza, até porque a demanda é grande”, disse.

E completou: “Se observarmos outras cidades do porte de Franca, há dois ou mais hospitais por conta dos atendimentos de alta complexidade do SUS. Nosso objetivo é melhorar, somar e beneficiar a população”, disse Daniel Bassi.

O que faz um hospital estadual?

Um hospital de alta complexidade em Franca ajudaria a desafogar a Santa Casa da cidade em um conjunto de procedimentos que, no contexto do SUS, envolve alta tecnologia e alto custo.

No caso da pandemia de covid, por exemplo, os leitos de terapia intensiva são um exemplo deste tipo de atendimento.


+ Política