Com ampliação de atendimentos, Franca registra 1,7 mil castrações de animais

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 5 de agosto de 2022 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Desde janeiro até esta semana, foram contabilizadas 1,7 mil esterilizações de cães e gatos, com a previsão de atendimento de outros 3 mil animais

Programa de castração de animais em Franca conta agora com duas clínicas veterinárias

 

Desde o último mês, a Prefeitura de Franca ampliou os atendimentos de castrações de animais, serviço oferecido gratuitamente à população e que conta agora com duas clínicas veterinárias credenciadas.

Esse trabalho é realizado a partir do programa de atendimento oferecido, por meio do Canil Municipal, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, onde entre seus objetivos, consta melhorar o controle da população canina, aumentando a conscientização das pessoas sobre a posse responsável e reduzir a presença desses animais nas ruas e os acidentes de que são vítimas.

Desde janeiro até esta semana, foram contabilizadas 1,7 mil esterilizações de cães e gatos, com a previsão de atendimento de outros 3 mil animais no decorrer dos próximos meses.

Os recursos aplicados são originários do orçamento próprio da Prefeitura e de emenda parlamentar, perfazendo um total de R$ 404.900,00 investidos nesses procedimentos, sendo metade desse valor a cada uma das instituições credenciadas.

O Programa de Castração de Cães e Gatos (machos e fêmeas) é destinado a atender os donos que residem no município.

A iniciativa integra a política de bem-estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável e o controle populacional.

Em média, tem sido castrados nos dois estabelecimentos de 50 a 60 animais por semana, mediante prévio agendamento, onde o proprietário do animal deve levá-lo e retirá-lo, após feito o procedimento cirúrgico.

O dono do animal precisa fazer o cadastro, comparecendo a sede do Canil Municipal de Franca, que fica na rua José Gianesela, 415, Bairro City Petrópolis, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 12h às 16h, munido das cópias e originais do RG, CPF e comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses, deverá residir na cidade e ter idade mínima de 21 anos.

Depois receberá uma ficha com a designação da clínica, com as orientações para agendar o procedimento.


+ Animais