Com 435 vagas na região de Franca, vestibular Univesp será realizado dia 26 de abril

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 17 de abril de 2026 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

São ofertadas mais de 24 mil vagas, em 456 polos, com dez cursos, entre eles, o Bacharelado em Inteligência Artificial

A prova e redação do processo seletivo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), ocorrerá no dia 26/04, às 13h, e os locais oficiais foram divulgados no dia 15/04, no site: vestibular.univesp.br.

No total, são 24.419 vagas do Vestibular anual 2026, destinadas a 456 polos, de 386 municípios (capital, interior e litoral). Na região de Franca são 435 vagas, voltadas a 10 polos

São oferecidos dez cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Tecnologia da Informação e o novo curso de Inteligência Artificial (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção). Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.956 vagas para o Provão Paulista.

Duas partes

A prova, com duração total de cinco horas, será dividida em duas partes: redação e 56 questões de múltipla escolha, das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Geografia, Química, Biologia e Física.

Todo conteúdo programático pode acessado no Manual do Candidato, no site vestibular.univesp.br ou univesp.br/vestibular.

O gabarito oficial será divulgado em 27/04a partir das 15h, no site do processo seletivo.  A publicação oficial do resultado e a primeira chamada ocorrerá em 01/06, a partir das 15h.

Cursos

No Eixo de Computação, os cursos são de Bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos), Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos) e a novidade deste ano: Bacharelado em Inteligência Artificial (quatro anos).

No curso, o egresso é capaz de projetar e gerenciar modelos de IA aplicados a diferentes contextos, como automação, visão computacional, processamento de linguagem natural e sistemas preditivos.

Até um ano e meio o ciclo é básico, com a possibilidade de migração entre os cursos do eixo, de acordo com o Projeto Pedagógico (PPC).

Eixo de Negócios

Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de mudança na habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração).

Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção definitiva entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).

De acordo com o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, o modelo de ingresso garante ao aluno ingressante mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento do itinerário formativo, além da integração com graduandos de outras habilitações, o que contribui para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores.

Inteligência Artificial

“Em 2026, a grande novidade é o curso focado em Inteligência Artificial. Conhecer e usar o potencial da IA é essencial para qualquer país que queira se desenvolver nos dias de hoje. A tecnologia amplia nossa capacidade de pensar, criar e transformar”, afirma.

Segundo ele, “utilizada de forma correta, contribui para o desenvolvimento econômico e social, e pode ser aplicada em qualquer profissão. Vale destacar que todos os programas e cursos da universidade são direcionados para apoiar o estudante em seu processo de formação, garantir a qualidade e preparar o profissional para o mercado de trabalho”.

Totalmente gratuitos

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores.

Já os polos, são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades, como provas e discussões em grupo.

No local, podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas. Todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/univesptv .

Saiba mais sobre os cursosCursos _ Univesp |

Acesse a portaria completa do Vestibular 2026: vestibular.univesp.br

Cronograma do Vestibular 2026 – próximas datas

Datas 

 

Etapa 

 

15/04/2026, a partir das 10h   Publicação oficial dos locais de prova e Convocação para a Prova: vestibular.univesp.br
26/04/2026   Aplicação da Prova e Redação

Abertura dos portões a partir das 12h

Fechamento dos portões às 12h40min

Início da Prova Objetiva e de Redação às 13h

27/04/2026, a partir das 15h   Divulgação do Gabarito Oficial
28/04 até 29/04/2026   Recurso referente ao Gabarito Oficial
01/06/2026, a partir das 15h   Divulgação da análise dos recursos contra o Gabarito Oficial
01/06/2026, a partir das 15h   Publicação do resultado oficial e da 1a chamada
02/06 a 08/06/2026   Data para os candidatos convocados na 1ª chamada efetivarem a matrícula
10/06/2026, a partir das 15h   Publicação da 2ª chamada
11/06 a 15/06/2026   Data para os candidatos convocados na 2ª chamada efetivarem a matrícula
17/06/2026, a partir das 15h   Publicação da 3ª chamada
18/06 e 19/06/2025   Data para os candidatos convocados na 3ª chamada efetivarem a matrícula
22/06/2026    Previsão de Início do período letivo

+ Educação