Vinho com sanduiche… e por que não?

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 4 de julho de 2019 às 14:29
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sabe aquela “conversa” que sanduiche não é comida? Eu também já escutei e muito. Quando falamos de harmonização de vinhos , algumas não, várias pessoas torcem o nariz quando o “comida em questão” é sanduiche. Como assim você vai tomar um vinho com sanduiche? Ora, esta frase me faz pensar que sanduiche não deve ser comida, afinal temos vários tipos de vinhos para harmonizar com vários sabores diferentes, só que com sanduiche é diferente?

Vamos lá, umas perguntas básicas: Pão harmoniza com vinho? E queijo? E carne? Ou presunto? Ou salame? Ou mesmo tomate seco com mussarela de búfala e rúcula? O que são estas comidas? Partes de sanduiches.

Por que uma das comidas mais versáteis do mundo não harmonizaria com uma das bebidas mais versáteis? Se tem dúvidas, é só pensar em quantos tipos de sanduiches você conhece.

Desde aquele simples feito as pressa pra matar a fome, com o que você tem em casa, até os mais requintados, com pães elaborados, presunto cru, ou salmão defumado, queijos especiais, bem as possibilidades são inúmeras, desde um “sanduba Ogro” com tudo que tem direito até aquele light, sem preconceito.

Esta harmonização me chamou a atenção quando um amigo, dono de uma das casas mais conhecidas e tradicionais de São Paulo, disse que queria harmonizar o mais famoso Bauru com vinho. E já que se tratava do original, onde foi criado este lanche brasileiro, O Ponto Chic em São Paulo, a harmonização seria com vinhos nacionais.

Na minha cabeça e provavelmente na dele, esta era uma harmonização normal, mas percebemos que causou surpresa, então ele além de harmonizar o Famoso Bauru, também harmonizou outros pratos tradicionais do restaurante. Fizemos vários eventos com estas harmonizações e os clientes adoraram. O que provou que a casa do tradicional Bauru, continuava inovando, pois imagino que aquele sanduiche foi uma inovação na época, com seu queijo “fundido”. Se você nunca experimentou, recomento degustar um quando for a São Paulo. Se Bauru não é o seu forte, os demais sanduiches e pratos são igualmente deliciosos.

São 3 lojas, Loja Paraíso na Praça Oswaldo Cruz, 26, Loja Perdizes, no Largo Padre Péricles, 139 e Loja Paissandu, no Largo do Paissandu, 27.

Bem, agora você não tem desculpa para não tomar vinho.

Monte os eu próprio sanduiche a abra um bom vinho.​


+ zero