Vinho com Churrasco

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 18 de junho de 2019 às 08:15
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sempre conversamos sobre harmonização, mas por mais estranho que pareça, quase nunca se fala em churrasco.

Acho, “achometro meu”, que quando se conversa sobre harmonizações com vinhos, erroneamente, se pensa em “comida gourmet” ou a chamada comida “gourmetizada”.

Está errado, o vinho harmoniza com comidas e ponto, desde que esta “comida” em questão seja feita com qualidade.

Por algum motivo, sanduiches e churrascos parecem fazer parte de outra categoria, como se não fossem comida. Bem, na minha infância a minha mãe tinha certeza disto, pelo menos na “categoria sanduiche”.

Bem, no próximo post posso falar também de sanduiches, mas neste, o assunto é Vinho com Churrasco.

Parece simples, e até obvio para os apreciadores de vinho, que vinho e churrasco se harmonizam com perfeição e com muito sabor, mas não é assim que acontece. Pelo menos na nossa cidade e região.

Muito amigos dizem que foram para Argentina ou Uruguai e comeram uma ótima carne grelhada ou um churrasco com um bom vinho. E aqui, será que fazem o mesmo?

A minha resposta é: poucos fazem. Talvez porque inconscientemente o almoço do domingo com churrasco já está marcado na memória que tem que ser com cerveja. Nada contra as cervejas, aliás que com a chegada das Cervejas Artesanais estão ficando cada vez melhores.

Se você está me achando pessimista em relação ao consumo de vinho com churrasco, a próxima vez que for a uma churrascaria, dê uma olhada quantas mesas estão consumindo vinho. Já fiz isto várias vezes, e sempre me assustei. Uma destas vezes estávamos num restaurante de carnes grelhadas muito bom em Ribeirão Preto, a casa estava cheia, a nossa mesa era a única com vinho.

O que acham de mudarmos isto?

Os vinhos mais conhecidos em indicação para degustar com churrasco, são os tradicionais Malbec e o Tannat, além dos tintos mais conhecidos como o Cabernet Sauvignon e o Merlot. Mas devemos lembrar que o churrasco tem inúmeras versões e temperos e isto influencia com certeza o vinho escolhido.

Não gosto de restringir um tipo de vinho para uma determinada comida. Sempre temos que levar em consideração além da comida a parte mais importante, a pessoa que vai degustar.  Não posso “obrigar” uma pessoa tomar vinho seco , se ela não suporta este tipo de vinho. O ideal é sim dar sugestões, mas respeitar o gosto pessoal de cada um, dar dicas de como tomar cada tipo de vinho, onde a temperatura errada pode prejudicar a degustação e causar uma impressão errada do vinho.

Então, vamos aproveitar esta temperatura mais amena e testar vinhos com churrasco? Podemos começar com os tradicionais Malbec e Tannat, seguindo com o Cabernet Sauvignon, o Cabernet Franc, o Merlot e o Tempranillo, e assim por diante. Gosto muito dodoTannat da Don Guerino, o Tannat da Dal Pizzol e oArinarnoa da Casa Valduga, assim como o Gran Corte Raizes desta mesma vinícola, sempre vinhos reservas ou acima disto, com boa estrutura.Se o molho Barbecue entrar no cardápio o Shiraz vai melhorar ainda mais o sabor deste prato e para os que gostam de Legumes na churrasqueira, uma boa idéia é o PinotNoir e até mesmo um vinho branco como o Chardonnay. Ah, não podemos esquecer dos Espumantes, sim, você leu direito Espumantes Brut também combinam com churrasco , especialmente com linguiças.

Sempre respeitando o gosto de quem está degustando, afinal a ideia é melhorar o seu prato, não estragar o prato e omomento .

Qual vai ser a sua opção para o seu próximo churrasco?


+ zero