Um mundo cor de rosa, será? 

  • COACH & LUZ
  • Publicado em 8 de março de 2022 às 00:15
  • Modificado em 8 de março de 2022 às 23:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As “meninas grandes” já não estão nas ruas protestando pelos seus direitos, mas sim em uma busca para serem respeitadas nas conquistas já obtidas

No dia 08 de março mulheres comemoram o seu seu dia, que é comemorado mundialmente porque em 8 de março de 1917 milhares de mulheres se reuniram no protesto na Rússia que ficou conhecido como “Pão e Paz”.

Nesse protesto, as mulheres reivindicaram melhores condições de trabalho e de vida, lutaram contra a fome e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A comemoração do Dia Internacional da Mulher frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos.

Muitas conquistas foram alcançadas desde então no Mundo e aqui no Brasil, foi assim:

1827 – Meninas são liberadas para frequentarem a escola;

1852 – Primeiro jornal feminino;

1879 – Mulheres conquistam o direito ao acesso às faculdades;

1910 – O primeiro partido político feminino é criado;

1932 – Mulheres conquistam o direito ao voto;

1962 – Criação do Estatuto da Mulher Casada;

1977 – É aprovada a Lei do Divórcio;

1979 – Direito à prática do futebol;

1988 – Primeiro encontro nacional de mulheres negras;

2006 – Lei Maria da Penha (a minha queridinha);

2015 – É sancionada a Lei do Feminicídio;

2018 – A importunação sexual feminina passou a ser considerada crime.

Em 2022 “meninas grandes” já não estão nas ruas protestando pelos seus direitos, mas sim em uma busca incessante para serem respeitadas nas conquistas já obtidas. Outro desafio diário é vivenciar seus dias com plenitude, autoconfiança e merecimento.

Outrora se acreditou que a resposta e a conquista viriam de fora, das mãos, canetas ou decisões que alguns poderiam tomar. Hoje já se tem a clareza de que as respostas vêm de dentro. Afinal, tudo começa e ganha força no coração. Eu posso afirmar que se o coração não sente, não anseia, não deseja, dificilmente a conquista estará nos seus dias.

Em tempos desafiadores e tumultuosos com notícias chegando a todo momento e de todos os lados é normal que meninas grandes sintam medo e cansaço emocional. Afinal, ser mulher às vezes parece ser tão difícil: teve aquela desrespeitada no trabalho, a que apanhou por anos, a que foi subestimada pela sociedade, a renegada pela vulnerabilidade que a vida lhe impôs, a que foi insultada pela cor da pele, e a que foi desvalorizada por ser bonita demais do outro lado mundo, em meio a uma guerra.

O sonho de consumo de toda mulher em 2022 é ser bem resolvida é ser aquela que se aceita do jeito que é, independente de como esperam que ela seja. Ela sabe que não é perfeita, conhece bem as suas falhas, mas sabe que suas qualidades podem levá-la onde quiser. Esse lugar não precisa ser longe nem ultra mega plus especial: pode ser no sofá de casa naquele dia de “fazer nada”, só curtindo o seu mundo cor de rosa.

Se permita menina! Ser imperfeita, estar cansada, estar fora do padrão, estar fora do peso, estar na posição de ser acolhida e errar de vez enquanto. Aproveite o sofá e comece a não se cobrar tanto, não querer agradar todo mundo, a dizer não, a mudar de direção e opinião. E se te der vontade se permita viver não só o mundo cor de rosa, mas sim colorir esse mundo com todas as cores do arco íris.

Feliz dia das mulheres.


+